Setor registra aumento nas transações em relação ao mesmo período do ano anterior. Viagens e eletrodomésticos são os mais procurados
As vendas para os dias dos pais no setor de e-commerce surpreenderam com crescimento de 20% em relação a 2018, contrariando o número de vendas totais para a data, que cresceu apenas 0,8% - bem diferentes dos 3,9% do ano anterior.
Segundo relatório da Ebit/Nielsen, o setor de vendas digitais registrou movimentou R$2.5 bilhões nos 30 dias anteriores ao dia dos pais. O relatório aponta ainda o Nordeste como a região do Brasil que apresentou maior crescimento, embora mais da metade das operações tenham sido realizadas no Sudeste.
As dúvidas aumentam o tráfego
Os dados obtidos através do levantamento realizado pelo Google mostram que as pesquisas sobre o presente do dia dos pais começam mais cedo em relação ao dia das mães. O site 365dicas foi um dos mais acessados pelos consumidores para buscarem ideias de presentes.
Ainda segundo o levantamento, 25% das pessoas entrevistadas afirma não ter certeza sobre como presentear os pais. Os dados da pesquisa sugerem que a dificuldade se deve à imagem do pai como figura menos presente que a da mãe. Para Antonella Weyler, Market Insights Lead, Google Brasil, a sintonia entre pais e filhos ainda pode melhorar. "Em nosso país, mais de 80% das crianças têm como primeiro responsável uma mulher, e 5,5 milhões não são registradas com o nome do pai”, diz.
Segundo a especialista, isso explicaria a dificuldade em presentear os pais. Fica difícil acertar no presente de alguém que conhecemos pouco. Apesar disso, o aumento no volume de buscas aponta para uma mudança dessa realidade, e a grande quantidade de ofertas termina por gerar aumento no tráfego e no acesso a websites especializados em vendas online.
Mudanças no ponto de vista
O levantamento realizado pelo Google aponta mudanças e tendências no comportamento de consumidores no dia dos pais. Os dados mostram que é preciso haver maior preocupação das marcas ao retratar pais em suas campanhas de publicidade.
Os resultados mostram que apenas 35% dos entrevistados se identificam com a imagem paterna projetada e 30% gostariam de ver homens como protagonistas na criação dos filhos quando representados em propagandas. Um reflexo desta nova forma de entender a presença paterna nas relações se traduz nas escolhas de presentes: apenas 7% dos entrevistados - entre pais e filhos - acreditam que bebidas alcoólicas sejam a escolha mais adequada. O estudo realizado pela Social Miner revelou aumento na procura por viagens e hospedagens como presentes para a data, sugerindo a propensão dos clientes a optar por presentes que possam também representar tempo de qualidade ao lado de seus pais.