Economia

Tarifas de telefone fixo sobem mais 8%

26 jun 2002 às 08:03

As tarifas de telefonia fixa terão um aumento médio de 8,07%. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou ontem que, para que as tarifas possam vigorar, as operadoras têm de publicar os novos valores durante dois dias consecutivos em jornais de grande circulação. Se os prazos forem cumpridos, o reajuste poderá ser aplicado já nesta sexta-feira.

O conselheiro da agência Luiz Tito Cerasoli explicou que, para chegar ao porcentual de aumento, foi considerada a variação do IGP-DI do período de junho de 2001 a maio de 2002, que foi de 9,40%. Também foram aplicados ganhos de produtividade das empresas, que atenuaram o impacto da inflação. Segundo Cerasoli, no caso das ligações locais, foi aplicado um redutor de 1%. Para as ligações de longa distância nacional, o redutor foi de 4% e, para chamadas internacionais, de 15%.


Por isso, as ligações de longa distância nacionais (interurbanos) terão reajuste médio de 5,02% e as ligações internacionais terão uma redução de 7,01%, em média. O reajuste da telefonia internacional foi negativo em virtude dos ganhos de produtividade que foram transferidos para o cálculo de reajuste, que resultou no redutor de 15%.

Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.


Continue lendo