Os supermercados que pertencem a maior parte das grandes redes instaladas em Curitiba amanheceram com as portas fechadas. Os funcionários estavam fazendo o tradicional balanço que marca o encerramento de um ano e início de outro. Por exigência legal todos os estabelecimentos precisam contar os estoques após o fechamento do último dia útil do ano para apresentar o resultado anual. A estratégia dos supermercados para 2001 é ampliar a oferta de alimentos.
Quem já havia se antecipado no dia 31 ou no feriado de 1º de janeiro fazendo o balanço abriu as portas ontem com promoções para atrair os clientes. As vendas foram animadoras em dezembro e a tendência para o mês de janeiro é oferecer mais promoções de artigos de verão, afirmou Valmor Rovaris, superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras).
Para 2001, os supermercados apostam no crescimento da venda de bens não duráveis, setor que inclui os alimentos. Até o mês de novembro de 2000, as vendas apontavam um crescimento nominal de 14% no ano, mas a maior parte é de bens duráveis (eletrodomésticos, roupas de cama, mesa e banho, etc...).
Leia mais em reportagem de Vânia Casado, na Folha do Paraná desta quarta-feira