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Na moda

Unhas que brilham

Maria Luisa Hoffmann - Equipe Folha
23 fev 2010 às 14:04

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Para Maíra Ideriha os tons fortes e neon dão um ar ousado ao look e realçam o bronzeado - César Augusto/Equipe Folha
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Rosa chiclete, sereia e cores neon. Estes são alguns dos esmaltes mais procurados pelas mulheres nos últimos meses. Lançada no último verão europeu, a tendência das cores cítricas e vibrantes traz tons inusitados como azul, laranja, amarelo e os fluorescentes. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é líder mundial de consumo no segmento denominado ''maquiagens para as unhas''.

Fábio Kai, proprietário da Léo Cosméticos, explica que as cores diferentes sempre existiram no mercado, mas não havia tanta procura. ''Atualmente os tons mais quentes e alegres vendem dez vezes mais que antes. E começou com a moda nas novelas'', complementa. Com o aumento repentino das vendas em dezembro, esses itens sumiram das prateleiras. Mas o empresário explica que desde janeiro a loja mantém grande quantidade de produtos em estoque.

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Para Elaine Gomes Guerra, manicure há 11 anos, em lojas menores é difícil encontrar os esmaltes que fazem tanto sucesso. ''Atendo mais de 50 clientes por semana e a maioria quer passar cores vivas, cítricas. Começou com os tons de vermelho, mas hoje as cores preferidas são rosa e laranja. No início algumas clientes estranharam, mas com o tempo acostumaram. É assim que funciona a moda, mas não sei se no futuro essas cores vão continuar em alta'', afirma a manicure.

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Proprietária de um salão que atua desde 1965 na cidade, Soraya Ito acredita que a tendência vem desde o verão passado, e que deve voltar apenas no final do ano, já que o inverno pede cores sóbrias e ''fechadas''. Ela comenta que o esmalte Rosa chiclete chegou a vender mais de 2 mil unidades em dois dias na época em que foi lançado e existia fila de espera para comprá-lo. ''No final do ano foi uma loucura. Algumas clientes inclusive traziam seu próprio esmalte. Eu falei com uma das vendedoras do fornecedor para que ligasse assim que a cor chegasse. Mas não deu tempo''.

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Ela comenta que não se lembra de algo semelhante ter acontecido antes e que, clientes que não usavam tonalidades fortes, passaram a usar. ''Hoje pintamos mais unhas coloridas que de branco tradicional. As pessoas usam porque está na moda. Acho que as novelas também influenciam bastante'', conclui.


A estilista Maíra Mayumi Ideriha afirma que os tons fortes e neon dão um ar ousado ao look e realçam o bronzeado. ''Sempre usei muito vermelho, mas agora no verão, com essas cores novas, cada semana passo uma diferente. Mantenho a mesma linha. Cores como amarelo, verde, azul jamais.'' Já Juliana Secato, profissional de marketing, aposta em cores mais ousadas. ''Usei amarelo e todos notaram e comentaram. Alguns acharam escandaloso, mas acabaram acostumando, meu namorado até gosta''. Juliana faz as unhas no salão, onde encontra grande número de opções. ''As cores diferentes eu até comprei, mas tive dificuldade para encontrar as fluorescentes'', comenta. O preço desses esmaltes, dependendo da marca e da loja, pode variar entre R$ 1,20 a R$ 2,80.

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Mercado em crescimento


Segundo dados da Abihpec, o segmento de maquiagens para as unhas cresceu 15,6% em volume no ano passado. O faturamento chegou a R$ 390 milhões, um aumento de 34% em relação a 2008. Esse número é sete vezes superior ao índice de inflação oficial no país (IPCA), que fechou em 4,31% no ano passado. A Associação credita esse aumento ao desenvolvimento de novas cores, investimentos em produtos mais leves, participação crescente da mulher no mercado de trabalho, utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade.

Entre 1999 e 2008 o setor apresentou 357,6% de crescimento acumulado nas exportações enquanto as importações cresceram apenas 65,6%, sendo a América do Sul o principal mercado para os produtos brasileiros. De acordo com dados da Euromonitor de 2008, o país ocupa a terceira posição no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e para 2010, a Abihpec prevê para o setor um crescimento na casa dos dois dígitos.


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