Uma pesquisa realizada pela ACP/Datacenso mostrou que os filhos pretendem presentear os pais no segundo domingo de agosto com itens tradicionais como roupas, calçados e perfumes. Apesar dessas escolhas agradarem, na maioria das vezes, não custa observar alguns quesitos básicos para não errar na compra e deixar o pai satisfeito.
A reportagem da FOLHA foi a um shopping de Curitiba com duas consultoras em moda para trazer diversas dicas de como escolher o melhor presente. Celinha Buschle e Vânia Schwertner da consultoria Atitude explicam que o primeiro passo é levar em conta o estilo do pai e até qual é o hobby dele. O presente também pode estar ligado ao trabalho, aos hábitos de vida ou aos locais que ele costuma frequentar. Outro ponto a ser levado em conta é quanto o filho pode disponibilizar de dinheiro para a compra.
Para um pai mais clássico as sugestões são camisas (R$ 99 a R$ 229), gravatas (R$ 125) e ternos (a partir de R$ 690). Ainda dentro deste mesmo estilo podem agradar peças como camiseta polo com pouca estampa (R$ 89 a R$ 159), camiseta (R$ 79) e pulover (R$ 129). ''As cores que o pai clássico mais usa são bege, marrom e azul claro'', disseram. Outras opções podem ser um jeans (a partir de R$ 119) e uma meia de modal (R$ 22).
Leia mais:
Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos
Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente
Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%
Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2
Outra dica das especialistas é presentear com relógios para pais que gostam de todos os tipos de esporte. Para quem tem estilo mais dramático (pessoas que usam sempre um toque na roupa para chamar a atenção), um relógio na cor laranja (R$ 139,90) é a indicação. Um relógio clássico custa R$ 279,90. ''Os pais que gostam de esporte têm estilos diferentes'', disse Celinha. Por isso, o presente precisa ser escolhido de acordo com o esporte que ele pratica. Outra ideia é dar uma camiseta com material inteligente que não transpira (R$ 69,90).
Uma gravata xadrez, por exemplo, seria usada por uma pessoa mais irreverente, assim como, uma camisa com listras bem coloridas (R$ 279). Já uma camisa furta cor com tons de vermelho ou uma com listras pretas e fundo vermelho casaria com um estilo mais sensual. Uma roupa completa para um estilo esportivo seria uma camiseta com listras brancas e beges (R$ 199), uma calça bege (R$ 220) e um sapatênis (R$ 299). Uma camisa rosa claro com listras finas (R$ 289) e uma gravata rosa e azul (R$ 119) são a sugestão para o pai de estilo mais romântico.
Para os pais mais ligados em tecnologia, as dicas são notebooks, câmeras semiprofissionais de foto (R$ 3 mil, em média), cafeteiras expresso (R$ 1 mil) e porta-retrato digital (R$ 219 a R$ 249). ''Quem tem estilo dramático gosta de muito design nas peças e os românticos preferem produtos mais retrô com formas mais arredondadas'', disse Celinha.
As duas consultoras explicam que, geralmente, as pessoas têm um estilo preponderante e mais outros dois que influenciam o principal. Entre os estilos estão o clássico, o romântico e o esportivo ou natural. O dramático sempre coloca um toque na roupa que chama a atenção que pode ser um sapato diferente, por exemplo. O criativo prefere roupas não usuais, muitas vezes, chega a chocar e é muito irreverente. O sensual mostra o estilo em roupas mais justas, mas a sensualidade aparece muito mais na maneira de se portar.
A vendedora Cris de Fátima Fabri, pretende comprar um kit para o pai com perfume e loção pós-barba. ''Isso agrada todo pai'', disse. A pretensão dela é gastar entre R$ 150 e R$ 200 e pagar à vista, se tiver desconto, ou parcelado caso não sejam cobrados juros.
Data é a quarta melhor para o varejo
Neste ano, 48,5% dos comerciantes de Curitiba e Região Metropolitana acreditam que as vendas serão superiores ao Dia dos Pais de 2009, 41,1% preveem que as vendas serão iguais e 10% acreditam que venderão menos.
Entre os que acham que as vendas serão superiores, 26% preveem vender de 1% a 10% mais, 18% acreditam em vendas de 11% a 20% maiores e 11% estimam vendas acima de 20%. Os lojistas acreditam que 30,7% das vendas serão parceladas no cartão de crédito, 22,1% preveem vendas parceladas com carnê, 11,4% acreditam em vendas à vista com cartão de crédito e 13,5% esperam vender à vista com cartão de débito.
O assessor econômico da Associação Comercial do Paraná (ACP), Maurílio Schmitt, acredita que o otimismo dos lojistas está ligado ao crescimento dos empregos, ao aumento do salário médio e a elevação da oferta de crédito.
Os presentes que devem ser mais procurados pelos filhos são roupas (37,5%), calçados (18,3%), perfumes (13,8%) e ferramentas (4,9%). O valor médio a ser gasto teve um crescimento e passou de R$ 94 em um ano de crise para R$ 140 neste ano. Os consumidores afirmaram para a pesquisa ACP/Datacenso que pretendem comprar em dinheiro, seguido de cartão de crédito, carnê e cartão de débito à vista.
O Dia dos Pais é a quarta melhor data para o varejo nacional. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas devem aumentar em 10% às vésperas da ocasião, em relação com o mesmo período de 2009. A pesquisa foi realizada pelo departamento de Pesquisas e Assuntos Econômicos da Abrasce.
Os descontos oferecidos pelos lojistas em julho devem ser um grande atrativo para os consumidores, que podem aproveitar reduções de até 80% em produtos de vestuário, calçados, telefonia e informática.
Os maiores shoppings de Curitiba estão otimistas para a data. O Palladium espera um crescimento de vendas de 20%. Com R$ 300 em compras, os clientes poderão trocar os cupons fiscais por um box com dois filmes à sua escolha. ''Estamos bastante otimistas, sem o fantasma da crise mundial'', destacou a gerente de marketing do empreendimento, Maria Aparecida de Oliveira.
O Shopping Curitiba vai sortear cinco pacotes com acompanhante para assistir ao GP Brasil de Fórmula 1, nos dias 6 e 7 de novembro. Para concorrer é preciso juntar pelo menos R$ 300 em notas fiscais.
A gerente de marketing do Shopping Crystal, Lylian Vargas, estima um crescimento de vendas de 8% a 10% em relação ao ano anterior. Segundo ela, os produtos mais procurados devem ser as roupas, os artigos esportivos e os livros. O shopping ainda vai promover um concurso cultural através do qual o pai escolhido terá a chance de ganhar uma viagem para a Alemanha e visitar a Feira de Automóveis de Frankfurt em setembro. O Shopping Mueller prevê um crescimento de vendas de 11% e aposta em uma campanha online para atrair os clientes.