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Roupas de dormir ganham novo conceito

14 set 2010 às 12:09

Durante muito tempo, ao pensar em pijamas e camisolas, a primeira palavra que vinha à mente era conforto. Mas hoje em dia, outras propostas vêm aliadas, como a beleza. Pensando nisso, as confecções têm peças diferenciadas e inovadoras para agradar públicos variados, homens e mulheres de todas as idades.

O pijama ideal é aquele que faz o usuário sentir-se à vontade tanto para dormir quanto para atender a uma visita inesperada, conforme ensina Thaísa Mathias Dessunti, proprietária da loja Mundo da Lua. Estilos modernos que lembrem roupas de sair são a alta do momento. ''As pessoas procuram pijamas que não tenham cara de roupa de dormir'', conta.


Embora o rosa ainda predomine para mulheres e o bege para os homens, o colorido estará em alta no verão, que admite cores fortes ao contrário do inverno, quando predominam os tons mais claros. Cores cítricas, pink, verde limão, laranja, floral, estampas de onça, cobra e bolinhas são algumas opções para o público feminino. Detalhes como lacinhos e rendas também são tendências em shorts, blusinhas e camisolas. Já para os homens estão em alta as listras, especialmente nas combinações rosa com marrom, preto com branco e salmão com marrom. Os pijamas masculinos vêm também com gola polo.


''Comprar pijamas iguais para pai e filho ou mãe e filha é uma opção que tem experimentado grande procura'', afirma Thaísa. ''Oferecemos esta combinação que tem agradado muitos clientes'', conta.


''De uns dois anos para cá, os homens têm se interessado mais por roupas de dormir, mesmo assim, eles representam apenas 20% do volume de vendas'', observa a vendedora da Lua de Mel, Tânia Garcia de Freitas. Mulheres com idade entre 30 e 45 anos são as campeãs na compra de pijamas.


Tecidos de algodão estão à frente nas vendas, em segundo lugar vem o liganete e depois a viscolycra. Pijamas curtos representam 70% da procura, seguido do modelo pescador (abaixo do joelho), camisolas e por último baby dolls. Os pijamas são os mais procurados pelo conforto que oferecem, as camisolas geralmente são vendidas para lua de mel, segundo Tânia. Peças lisas também agradam as noivas, pois o restante das clientes prefere com detalhes.


Pijamas com tons claros e cor única são a preferência do público masculino, segundo a proprietária da Art Sonho, Giselda Rodrigues da Silva. A exemplo das demais lojas, as mulheres lideram o volume de vendas - representam 90% da procura. Pijamas são as peças mais procuradas, principalmente o short doll combinando com blusinha de alça e camiseta de manga curta com pescador. Em seguida vem o camisão (camiseta comprida até o joelho, com marga curta) e em terceiro lugar vem o baby dool e por último as camisolas.


Para as crianças os modelos mais vendidos são os conjuntos shorts e regatas em cores claras, como branco, com estampas de desenhos. Setenta por cento das vendas são para meninas e apenas 30% para os meninos. ''Mesmo assim, o público masculino infantil é mais habituado ao uso do pijama que o adulto'', observa.


Opções de preço


No Mundo da Lua, pijamas femininos básicos em malha 100% algodão infantis e adultos saem a partir de R$ 29. Modelos gestante (aberto na frente) custa R$ 59,90; tamanhos especiais podem ser adquiridos a partir de R$ 69. Chinelos de quarto custam R$ 29 (de dedo) e R$ 24 (fechados na frente).


Camisolas básicas em malha custam R$ 48 na loja Lua de Mel; pijamas R$ 60, modelos pescador R$ 66 e baby doll R$ 80. Pijamas masculinos saem a partir de R$ 63. Chinelos de quarto abertos na frente, em cetim, custam R$ 23.


Pijamas femininos em algodão saem a partir de R$ 37 na Art Sonho e masculinos R$ 39; infantis custam R$ 29. A peça do camisão é vendida por R$ 49,90; camisola a partir de R$ 29,90 e baby doll R$ 43. Chinelos de quarto adulto custam R$ 26,90 e os infantis R$ 21.



Professora admite 'vício' por pijamas


Ao menos trinta pijamas compõem a coleção da professora Carolina Matos. Ela conta que desde criança tinha atenção especial por estas peças, mas apenas recentemente se deu conta da paixão, que provavelmente foi iniciada pela mãe. ''Embora eu seja a que tem mais unidades, todos em casa gostam de roupas de dormir. É a casa dos pijamas'', brinca.


Carolina diz que sua mania aumentou depois que uma amiga inaugurou uma loja de pijamas. Apenas no primeiro semestre deste ano ela comprou sete conjuntos. ''Alguns nem usei ainda'', admite. Sempre que se identifica com alguma peça ou é lançada nova coleção, ela amplia o número de exemplares. ''Ficar de pijama significa que estou em casa, à vontade, pronta para descansar. Não precisa ser só para dormir'', conta.


A sua coleção inteira é de algodão, grande parte tem cortes modernos, cores mais neutras, como preto e branco com detalhes em poá, manchas e estampas de bichos. ''Algumas peças nem parecem pijama e sim roupas de sair, é possível usá-las alternadas sem que ninguém perceba. Eu, por exemplo, já fui dar aula com a calça de pijama e não desconfiaram'', revela Carolina.

Após um tempo de uso, costuma doar alguns modelos, tarefa nada fácil para quem tem um carinho especial pela maioria de seus conjuntos. Ela reconhece ser consumista e admite que compra pijamas por serem diferentes e chamarem a sua atenção e não por necessidade.


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