As aves mais consumidas durante as festas de fim de ano, como frango e peru, devem ficar cerca de 9% mais caras entre a primeira semana de dezembro e a véspera da ceia natalina.
A previsão é do IPS (Índice de Preços dos Supermercados) desenvolvido pela Apas (Associação Paulista dos Supermercados). De acordo com a entidade, a alta nos preços reflete o aumento de 10% na procura desses produtos, em relação a igual período do ano passado, por conta da economia estável e da ascensão das classes populares.
Além disso, a migração do consumidor de carnes também deve impactar a demanda de aves no fim do ano.
Ainda conforme a Apas, o aumento de preços do frango e do peru em dezembro inverte a tendência de queda acumulada em 17,95% e 11,73%, respectivamente, até outubro de 2010.
No que diz respeito ao bacalhau, outro produto presente nas ceias de fim de ano, por exemplo, a Associação não prevê aumento de preços, apesar da alta de 5% prevista para a procura.
No geral, os pescados apresentam queda de 0,38% em outubro, com destaque para a sardinha que caiu 7,78% no acumulado de 2010. (Fonte: InfoMoney)