Depois da TV de tela plana e do computador, a câmera digital é o terceiro eletrônico na lista de compras dos brasileiros. Pesquisa realizada pela GfK aponta que, apesar da grande penetração entre os consumidores e valor relativamente menor frente a outros eletrônicos, a câmera ainda é bastante procurada.
Os dois primeiros itens foram citados por 16% dos consumidores entrevistados. Já a câmera digital veio logo em seguida: 15% dos brasileiros pretendem adquirir uma nos próximos seis meses.
Entre janeiro e agosto do ano passado, foram vendidas 1,4 milhão de unidades no Brasil. Neste ano, o número atingiu 2, 1 milhões. O país consome 3% de todas as câmeras digitais comercializadas no mundo.
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O gerente de negócios de TI e Foto da GfK, Alex Ivanov, afirma que, diferentemente de outros países, o preço é o primeiro fator na decisão de compra de câmera digital entre os brasileiros, enquanto, entre os europeus, a qualidade e a relação custo/benefício são as principais razões para a compra.
No Brasil, a qualidade aparece em segundo lugar nos fatores de decisão de compra, seguida pelo design da câmera, do menu em português, dos recursos e, por fim, a forma de pagamento oferecida pelo varejista.
O preço também vem determinando a mudança na escolha do modelo de câmera. Atualmente, mais de 55% dos produtos vendidos são com bateria, contra 45% das câmeras a pilha. "O crescimento na procura pelos modelos a bateria se deu por causa da diminuição na diferença de preços médios, que em 2007 era de R$ 400 e agora é de R$ 265", apontou.
Ivanov afirma que "nem tão cedo os celulares vão substituir as câmeras digitais", pois a câmera do celular é usada, geralmente, para fotos em momentos de surpresa ou para filmar algo espontâneo. "Ainda há bastante espaço para ambos no mercado brasileiro", completou.
Para 2011, o executivo acredita em um crescimento entre 12% e 15% nas vendas de câmeras digitais no Brasil. (Fonte: InfoMoney)