Seu bolso

O peixe do jeito que o consumidor gosta

16 jul 2009 às 12:03

Comprar o peixe inteiro e levar para a casa é coisa do passado. As peixarias, hoje, oferecem serviços que permitem ao consumidor sair de lá com o peixe pronto para ir ao fogo. Em Londrina, alguns estabelecimentos elegem os finais de semana e feriados para oferecer o prato já grelhado. Os comerciantes justificam que o setor evoluiu para atender as necessidades dos clientes.

‘Ninguém tem mais tempo para ficar limpando peixe e nem quer deixar a cozinha suja, com mau cheiro. O público de modo geral foi pedindo e fomos implementando serviços até chegar aos peixes grelhados’, conta Eli Fujikawa, proprietária da Peixaria Nipopesca. O estabelecimento oferece peixes limpos (inteiros, postas, filés) temperados, recheados, empanados e grelhados.


Assim como em um açougue, o consumidor pode escolher o tipo de corte e o tamanho do peixe. ‘Todos os peixes são limpos, sem barrigada. A pessoa escolhe o tamanho, o produto é pesado e a partir daí o cliente determina o jeito que quer: em postas ou inteiro, com ou sem escama, com ou sem cabeça, sem o espinhaço’, oberva Eli. Ela afirma que a preferência da maioria é por peixes sem espinhos, principalmente por causa das crianças.


Para o dia a dia, a comerciante diz que as postas já empanadas têm grande aceitação, principalmente de tilápia e de linguado. Os preços, nestes casos, aumentam entre 10% a 15% em relação aos produtos apenas fatiados. ‘As pessoas gostam da praticidade de chegar em casa e apenas fritar. É como se fossem nuggets (de frango) ou bife à milanesa’, diz Eli. Ela também oferece o camarão empanado (pronto para fritar), cujo preço pode ficar até 50% mais caro, devido à mão de obra.


Salada de frutos do mar é outra opção de comida pronta em algumas peixarias. A receita de Eli inclui lula, marisco, camarão e kani, além de legumes e verduras. Tudo já temperado e feito no dia, por R$ 23,90 o quilo. Sashimis e sushis também fazem parte do cardápio do estabelecimento. No caso dos grelhados, o campeão de pedidos é o salmão. Mas há outras opções como tilápia, atum, sardinha, tainha, anchova, piapara, pacu e bacalhau. Os preços vão de R$ 22,90 a R$ 50, dependendo da variedade.


Há 42 anos no mercado, a Peixaria Araguaia também se reformulou para atender os consumidores. ‘Há 25 anos, começamos a temperar e rechear o peixe para o cliente. A partir daí, fomos incluindo outros serviços, já que as pessoas querem praticidade. A peixaria evoluiu junto com os consumidores’, avalia o proprietário Gerson Barbosa.


Ele lembra que hoje os consumidores são exigentes. ‘Antigamente, do jeito que o peixe chegava do rio, as pessoas levavam para a casa. Agora, o cliente quer o peixe limpo, sem espinhos. Muitos já pedem para tirar o filé ou espalmar’, conta Barbosa. Aos domingos e feriados, ele oferece variedades grelhadas (pacu, piapara, tainha), cujos preços vão de R$ 20 a R$ 26 o quilo. Sob encomenda, é possível escolher outros tipos como anchova, dourado, salmão.


Barbosa diz que não cobra para temperar o peixe, mas se o cliente quiser farofa o preço é separado porque a receita inclui camarão. Apesar de todas as facilidades oferecidas pelas peixarias, o comerciante considera que o consumo não aumentou, mas vem se mantendo nos últimos anos. ‘A maioria das pessoas compra peixe por necessidade, porque é um alimento saudável’ afirma.


Os estabelecimentos ouvidos pela FOLHA informaram que não cobram taxas para limpar ou cortar os peixes.


Empresário usufrui dos serviços


Mesmo tendo o hábito de comer peixe, muitos consumidores não fazem questão de desenvolver a habilidade de limpá-lo e cortá-lo. É o caso do empresário Edval Favaro Biondo, que usufrui das facilidades oferecidas pelas peixarias. ‘Peixe não é igual carne, que você manuseia facilmente. É complicado. Não é qualquer um que sabe tirar as escamas, abrir o peixe, tirar os espinhos’, diz ele, que prepara os próprios pratos à base de peixe, mas deixa o restante do serviço para as peixarias.

Biondo consome peixe em média duas vezes por semana e opta por variedades como congro rosa, linguado, tilápia e abrótea. Prefere a forma assada e compra geralmente filé ou peixe inteiro. Às vezes, leva para a casa o produto já temperado.


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