Os móveis antigos estão cada vez mais presentes na decoração. Eles nunca deixaram de ser usados por quem gosta do estilo, mas agora a tendência é inseri-los nos ambientes, fazendo uma composição com peças modernas. Quem procura por produtos do gênero, porém, não pode pensar em economizar. Mesmo fora dos antiquários, as peças são muito valorizadas. Em lojas que comercializam móveis usados, com foco em antiguidades, é difícil achar qualquer produto por menos de R$ 1 mil.
''O que está bem em alta é a releitura desses móveis. Laquear as peças utilizando cores, por exemplo, é bem interessante'', diz a arquiteta Chris Brasil Jozzolino, que acompanhou a reportagem da FOLHA na visita a uma loja de móveis usados em Londrina, especializada em peças antigas. Segundo ela, as lojas de usados são boas opções para garimpar esses móveis, principalmente por causa dos preços, bem mais acessíveis do que em antiquários, que podem praticar preços até dez vezes acima.
''A diferença é que nos antiquários você encontra móveis já prontos para levar para a casa e nas lojas de usados muitas vezes é preciso restaurar a peça adquirida. Mas ainda assim compensa'', compara a arquiteta. Num estabelecimento como esse, segundo Chris, a dica é observar com atenção os móveis disponíveis. ''Quanto mais detalhes no entalhe da madeira, mais valorizada é a peça'', diz.
Leia mais:
Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos
Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente
Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%
Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2
Saber onde e como o móvel será utilizado também é essencial. Ela toma como exemplo, o criado-mudo no estilo antigo, bem fácil de achar em lojas do gênero. ''Num quarto moderno, é bacana usar só uma peça dessa, que pode ser laqueada em alguma cor diferente, vibrante. Se o ambiente for mais tradicional, o ideal é usar os dois criados. Neste caso, os móveis podem apenas ser lixados e a pintura refeita'', diz. Outra opção é colocar um tampo de granito na peça.
Sempre presente nas lojas de móveis antigos, a cristaleira pode ser usada de diversas formas. ''Numa casa com decoração bem moderna, 'clean', eu colocaria, por exemplo, uma cristaleira de laca branca na sala. Usar este tipo de móvel num quarto de menina para colocar bonecas também fica lindo'', indica Chris.
A arquiteta diz que é comum fazer projetos de decoração, inserindo apenas algumas peças antigas no contexto. Ela observa que estes móveis dão um ''toque interessante'' ao ambiente e denotam ''bom gosto e cuidado'' na escolha da decoração. ''Quem chega na casa percebe isso'', afirma.
Inserir objetos do passado na decoração é outra forma de misturar o antigo com o novo nos ambientes, conforme a arquiteta. Entre as opções de décadas atrás estão rádios, vitrolas, relógios de parede, máquinas de datilografar, máquinas de costura. ''É preciso observar que em alguns casos a peça é mais adequada para bares, lojas, escritórios'', orienta Chris.