O IPCA-15 de agosto, que é uma prévia da inflação para o mês corrente, teve alta de 0,51% em Curitiba. O índice foi o maior registrado entre as onze capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em dados divulgados nesta quarta-feira (21).
Segundo o IBGE, o item que mais pesou na inflação curitibana foi a energia elétrica, que teve aumento de 8,64% no dia 9 de julho no Paraná. A gasolina, com alta de 4,82% e o etanol (aumento de 2,04%), também impulsionaram a alta da inflação na cidade.
Os dados do IBGE mostram que na parte de alimentação, houve alta nos preços de 6,9% em hortaliças e verduras vendidas ao consumidor, além do aumento de 5,6% no preço do leite longa vida. Os custos com habitação aumentaram em 1,3% e o item de combustíveis e energia teve aumento de 3,47%.
Leia mais:
Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos
Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente
Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%
Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2
Nos sete primeiros meses de 2013, de acordo com o IBGE, o IPCA-15 aponta para inflação de 3,5% na capital. A média nacional para agosto ficou em 0,16% e os sete primeiros meses do ano tiveram alta de 3,69% nos preços em todo o Brasil, segundo o IBGE.