A compra de frutas, verduras e legumes frescos é a opção preferida entre os consumidores. Se as compras forem feitas na porta de casa, com uma oferta de produtos recém-saídos da horta, é garantia de alimentos de qualidade à mesa. Para a alegria de muitos curitibanos, é assim que a feira é feita uma vez por semana. Em alguns bairros da cidade, um ônibus-sacolão percorre as ruas vendendo diversos itens, principalmente àqueles de época, com o preço fixo de R$ 0,99 o quilo. Algumas peças, como o repolho, são vendidas por unidade no mesmo valor.
A cliente Andréia Gottardello não entra em um supermercado há bastante tempo para comprar verduras e legumes. Como economiza cerca de 50% com o sacolão volante, não sai com o carro só para abastecer a geladeira de hortifruti. ''Aqui eu resolvo as necessidades da minha família, em curto tempo, sem filas. Como boa parte dos produtos são de época, eles estão sempre frescos e mais saborosos'', elogia.
Para a dona-de-casa Esperança Ferreira, que há 10 anos frequenta o sacolão sobre quatro rodas, é o melhor jeito de adquirir alimento a bom preço e de excelente qualidade. ''Eu só fazia feira livre e gastava muito. Agora não passa dos R$ 20. Compro para a semana toda e só preciso atravessar a rua'', comemora.
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O ônibus adaptado para comportar as bancas foi comprado há sete anos pelo contador Ricardo Antonievizz, 26 anos. Na época, pediu dinheiro emprestado ao pai e a um amigo e parcelou parte da dívida. Hoje, o rapaz acorda muito cedo porque às 5h da manhã já está na Ceasa para selecionar os produtos que em breve estarão à mesa dos clientes. Por dia, ele atende cerca de 100 pessoas. ''Tem que trabalhar com artigo fresco, senão perde a clientela'', conta. Como ele já conhece os frequentadores e até criou uma amizade, decidou abrir uma caderneta e vender à moda antiga. Quem não tem dinheiro na hora e é bom pagador, tem o crédito do fiado.
O nome oficial do serviço é sacolão volante. Para trabalhar, Ricardo tem alvará da Prefeitura de Curitiba e segue normas municipais iguais a de um estabelecimento idêntico de rua. Por semana, ele trabalha em seis bairros, de terça a sábado. No Santa Quitéria, bairro com forte característica residencial, somente em uma rua ele tem 19 pontos de parada. O ônibus chega acompanhado de um jingle para chamar a atenção dos consumidores e faz sucesso. ''Essa música é uma alegria para mim porque já sei que ele está chegando, é divertido''.