Há alguns anos o mercado de beleza descobriu um importante público para desenvolver produtos e serviços: os homens. E não são apenas xampus especiais ou cremes antirrugas. Hoje existem serviços exclusivos para eles. Para isso, algumas adaptações foram feitas. O termo ''depilação'' virou ''retirada de pelos''. ''Limpeza de pele'' agora é ''faxina no rosto''. O famoso ''day spa'', onde as mulheres passam parte o dia no salão e fazem diversos serviços, para os homens se chama ''dia de rei''.
Em Curitiba, alguns empresários viram nessa oportunidade uma chance de investir. Foi o que fez Meire Ferreira. Depois de 20 anos trabalhando com cosméticos, viu o mercado de beleza exclusivo para homens crescer. Reuniu dados e abriu, há um ano, a Barbearia Clube Coisa de Macho, que oferece diversos serviços apenas para homens. ''O mercado para eles cresceu muito a partir de 2004. Passei dois anos estudando o segmento antes de abrir um negócio exclusivo para o universo masculino'', explica.
O sucesso do empreendimento despertou o interesse do empresário Rosalvo Gizzi Júnior. Ele montou há pouco mais de um mês uma franquia da barbearia. Além da barba, cabelo e bigode, o espaço também trabalha com manicure, pedicure, massagem (relaxante, esportiva e terapêutica), escalda-pés, ''faxina de rosto'' e ''retirada de pelos''. O salão é uma franquia de outra barbearia do mesmo estilo, aberta no ano passado, também em Curitiba.
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Gizzi montou a barbearia em uma casa de 400 metros quadrados. O público-alvo do empresário se concentra nas classes sociais A e B, com idade entre 18 e 70 anos. Para tornar o ambiente ainda mais exclusivo, montou uma charutaria e um bar, com diversas opções de cervejas e drinks. A mesa de sinuca também atrai muita gente e o cliente acaba passando mais tempo no espaço. Alguns vão até o salão apenas para um ''happy hour''.
O empresário também resgatou o conceito e a decoração das antigas barbearias, localizadas em pequenos espaços no Centro. ''O homem é um pouco resistente no começo, mas depois acaba fazendo muito mais que apenas o cabelo e a barba'', explica Gizzi.
O primeiro salão exclusiva para homens de Curitiba já tem clientela de aproximadamente mil pessoas por mês. Na Barbearia Clube o movimento cresce a cada dia. Os profissionais barbeiros são todos homens. Já os serviços de massagem e depilação são feitos por mulheres.
Uma sala específica para serviços estéticos também tem atraído mais gente, assim como o espaço de podologia. E os preços se assemelham aos cobrados em um salão tradicional, destinado ao público feminino. A limpeza de pele sai por R$ 65. O corte de cabelo custa R$ 30 e a manicure R$ 10.
Os homens preocupados com os sinais do tempo podem aproveitar. Agora a moda é a ''camuflagem'' de cabelos brancos, que dispensa explicações. Os clientes mais assíduos podem participar do clube do alicate, do pincel ou do tira-pelo. Com isso as profissionais usam determinados instrumentos apenas com aquele cliente.
A Barbearia Clube ainda oferece manobrista, garçom e segurança. Em breve pretende implantar os serviços de sauna, ofurô e bronzeamento artificial.
Dia de Rei
Entre os pacotes promocionais que a Barbearia Clube disponibiliza, o ''Dia de Rei'', que também pode ser chamado de ''Dia do Noivo'', é o mais completo. O serviço é procurado para datas comemorativas ou por esposas que querem presentear os maridos. Com uma série de serviços prestados, incluindo frutas e salgados, a pessoa poderá passar até quatro horas no local e promover uma verdadeira revolução no visual.