Seu bolso

Dieta natural e saudável

20 jan 2010 às 08:33

Depois dos exageros cometidos nas festas de final de ano e a chegada das férias de verão, as dietas são recorrentes à maioria das mulheres. Com pressa em perder alguns quilinhos indesejados, muitas pessoas recorrem aos regimes com propostas milagrosas. Um dos mais procurados é a base de chás de ervas naturais. No entanto, é importante lembrar que todas as dietas devem ter acompanhamento e orientação de profissionais de saúde. Isso porque algumas plantas usadas na composição da dieta contêm substâncias químicas responsáveis pelos efeitos terapêuticos, mas que podem se tornar tóxicos se usados de forma indiscriminada.

''As plantas podem provocar efeitos indesejáveis se ingeridas em grandes quantidades ou muito concentradas, ou ainda por tempo prolongado'', alerta a nutricionista Thaisa Santos Stavitzki, de Curitiba. As dietas a base de chás só atingem o resultado esperado se acompanhadas de uma dieta e uma reeducação alimentar. ''O ideal é um acompanhamento nutricional, uma avaliação para saber as doenças e problemas de saúde que podem ser piorados com a ingestão de certos chás'', comenta.


A fitoterapeuta Marisa Treis, afirma que com a entrada do verão muitas pessoas procuram sua loja, que é especializada em produtos naturais, para iniciarem uma dieta baseada em ervas. ''A maioria das vezes as pessoas veem na televisão ou mesmo em uma revista e me procuram pra comprar certas ervas'', diz. No entanto, ela ressalta que ''só o chá não faz milagres''. ''O que ajuda mesmo é a reeducação alimentar da pessoa acompanhada de exercícios regulares'', lembra.


Marisa acrescenta que muitos produtos são vendidos de forma irregular no comércio porque não há uma descrição de quais ervas são utilizadas, da sua forma de preparo e das suas contra-indicações. ''Isso pode gerar, muitas vezes, um uso inadequado ou na pior das situações, uma intoxicação'', diz. Segundo a fitoterapeuta, as embalagens também não são as ideais para a conservação do produto, uma vez que a conservação deve ser feita em embalagens de papel caso não sejam consumidas em até 15 dias. Também devem ser guardadas em local seco e arejado, longe do calor e da luz solar.


Os chás mais procurados para o emagrecimento são os derivados do chá verde, sendo o chá branco e o chá vermelho os mais procurados. Porém cinco outras ervas também podem ser utilizadas para o mesmo fim: banchá (desintoxicante, digestivo, controla o colesterol e emagrecedor), a carqueja (tônica, depurativa e emagrecedora), a cáscara-sagrada (laxante, emagrecedora, trata biles e o baço), a garcínia (emagrecimento, elimina o desejo de comer doces), a hibiscus/rosella (antifebril, digestivo, laxante e emagrecedora).

É importante lembrar que cada erva tem o seu preparo correto porque o manuseio incorreto pode alterar a sua composição e os resultados esperados podem não ser alcançados.


Continue lendo