A indústria de cosméticos garante ter acabado com as desculpas de homens e mulheres para não ter um cabelo bonito, macio e saudável. Com as novidades que já chegaram ao mercado, a hidratação - tão demorada nos salões de beleza - é feita durante à noite, com a pessoa dormindo. E as promessas são animadoras: a aplicação de apenas um produto auxilia na reconstrução dos fios capilares, melhorando a sua estrutura.
As explicações para o resultado são científicas. De acordo com a Natura, seu creme de tratamento noturno Natura Plant ''reúne com alta tecnologia os ativos e nutrientes mais eficazes existentes na natureza em fórmulas específicas para cada tipo de tratamento''. A empresa informa que o produto reúne seis tratamentos para cabelos - hidratação reparadora, revitalização pós-química, proteção e realce da cor, resistência à quebra, brilho e maciez e limpeza profunda.
A Seda, que lançou um dos primeiros produtos que agem dessa forma, utilizou a Bio Queratina, que penetra nos fios e reconstrói camada por camada. ''O Creme de Tratamento Noturno Seda Reconstrução Estrutural é um produto voltado ao tratamento de cabelos danificados. A maior vantagem do creme é que ele traz todos esses benefícios da linha de tratamento do expert para a consumidora enquanto ela está dormindo'', diz o gerente de marketing da empresa, Eduardo Campanella.
Leia mais:
Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos
Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente
Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%
Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2
Lançamento da marca, o Avon Advance Techniques Restauração Intensa Tratamento Noturno contém creatina, pantenol e manteiga de karité na fórmula para revitalizar e hidratar cabelos secos, quebradiços ou danificados. A empresa garante que o produto oferece resultados já na primeira explicação. Outras marcas nacionais e importadas investem no seguimento. L'oréal, Pantene, Keune, Bonacure, entre outras, já tem lançamentos no mercado. O produto da alemã Bonacure promete, além da reparação, reposição hormonal.
O modo de uso de todas as marcas é semelhante. O creme é aplicado nos fios úmidos ou secos, antes de deitar. Os fabricantes afirmam que os cabelos estão prontos no dia seguinte, sem necessidade de lavar ou enxaguar, uma vez que os produtos não deixam resíduos. A limpeza das roupas, lençóis e fronhas também estaria garantida, alguns produtos têm absorção instantânea.
O cabeleireiro Flavio Vanin dá as dicas de como aproveitar melhor as novidades em cosméticos. ''O resultado é melhor se for aplicado sobre o cabelo limpo. A quantidade ideal é um pouco menos do que o indicado nos rótulos. Se for colocado em excesso, vai só ser disperdiçado no próximo banho''. Ele orienta ir passando aos poucos, sentindo a absorção dos fios.
Outros produtos como mousse, spray ou silicone prejudicam a penetração dos cremes. Vanin também recomenda que o uso não seja diário. ''Em algumas pessoas pode deixar o cabelo oleoso. Onde tem oleosidade, não tem absorção. Se for bem aplicado, não há mesmo a necessidade de lavar no dia seguinte, o resultado é ainda melhor'', conclui o ''hair stylist''.
'Acordo com uma aparência mais arrumada’
Para a jornalista Claudia Cunha, 33 anos, a chegada dos tratamentos noturnos foi a solução para os problemas que tinha com creme. ''Se eu investia em um creme bom, sentia meus cabelos muito esvoaçantes. Se comprava uma marca inferior, percebia os fios mais oleosos''. O que a convenceu de experimentar o produto foi a propaganda da marca e as informações contidas na embalagem.
Ela diz seguir a risca as instruções da embalagem e garante que funciona. ''Ele deixa uma sensação macia e os cachos mais definidos. Tem a facilidade de poder usar com o cabelo seco e realmente eu acordo com uma aparência mais arrumada. Acho que ajuda também na hora de passar a chapinha ou o secador'', conta. Seguindo a recomendação do fabricante, Claudia aplica uma pequena quantidade três vezes por semana.
Um frasco pode durar cerca de dois meses, de acordo com o tamanho e volume dos cabelos. Uma dica - que não está nas instruções de uso - que a jornalista experimentou e recomenda é utilizar o produto durante o dia. ''Funciona também'', conclui.