As alta temperaturas registradas aqueceram, em especial, a procura por ventiladores e aparelhos de ar condicionado nas lojas.
O movimento do consumidor não beneficiou apenas os lojistas, mas também os fabricantes desses produtos, que tiveram de se adaptar para suprir a necessidade de vendas dos varejistas.
Para atender a alta demanda, a Whirlpool Latin America - empresa detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid -, adequou a produção por meio de investimentos na capacidade produtiva das plantas. No último trimestre de 2010, já se preparando para a forte onda calor no verão do ano seguinte, a companhia estendeu a capacidade produtiva em mais de 50%, em relação a 2009.
Outra gigante do setor, a multinacional LG Electronics, reforçou sua operação no País com novos investimentos na produção de ar condicionado, contando, inclusive, com um vice-presidente específico para a divisão local. O portfólio da empresa para o segmento subiu para quase 50 produtos.
A Mallory, companhia que trabalha com ventiladores, também sentiu o reflexo do calor em suas vendas aos lojistas. Em relação ao mesmo período do ano passado, foram comercializados 20% a mais do produto.
Varejistas
Para atender à procura por produtos que possam sanar o incomôdo das altas temperaturas que atingiram a região metropolitana de São Paulo, o Extra reforçou suas lojas com ventiladores e aparelhos de ar condicionado para este verão.
De acordo com o varejista, em janeiro, houve crescimento em vendas de ar condicionado de 190% em comparação a janeiro de 2010, em especial nas últimas duas semanas. Quanto aos ventiladores, a expectativa da empresa é de crescimento de 25% até o final do verão.
Nas lojas da Casas Bahia e do Ponto Frio, as vendas diárias de ar condicionado e ventiladores, na última semana de janeiro, dobraram. As duas redes afirmam ter produtos suficientes para atender à demanda do mercado.
O mesmo movimento aconteceu no Magazine Luiza. De acordo com a sua assessoria de comunicação, as vendas de ar condicionado e ventiladores registraram fortes aumento. No entanto, a rede não divulga números.
O Carrefour, por sua vez, registrou significativo aumento nas vendas, principalmente no mês de janeiro de 2011, devido às altas temperaturas.
Para os ventiladores foi registrado crescimento de 75%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Já os equipamentos de ar condicionado tiveram alta de 150% nas vendas, se comparadas as de janeiro de 2010. (Fonte: InfoMoney)