Dados contidos no estudo "Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados", da Popai Brasil, e divulgados pelo Portal do Consumidor, do Ministério do Desenvolvimento, revelam que os hábitos dos brasileiros estão mudando no que diz respeito a ir às compras.
Segundo o relatório, fatores como comodidade, falta de tempo e trânsito engarrafado explicam essa mudança de comportamento. O tempo gasto com compras em 1998 era em média de 1h09, enquanto que em 2010 passou a ser menos de 30 minutos.
Outra mudança foi a presença masculina nos supermercados, que passou de 16% em 1998 para 32%, em 2010. Mudou ainda a "fidelidade" do consumidor, já que no início da pesquisa 58% compravam sempre no mesmo local. Em 2010, este número passou para 15%.
A média de itens comprados a cada visita ao mercado caiu de 44, em 1998, para 23, em 2004, e apenas 8, em 2010. Isto mostra que o consumidor vai mais vezes à loja e compra apenas produtos para suprir necessidades imediatas.