Seu bolso

Consumidoras ‘poderosas’, mulheres ganham promoções

31 dez 1969 às 21:33

Pesquisas mostram que o poder de decisão dentro da família está nas mãos delas. As mulheres decidem 80% de todas as compras, incluindo filhos, marido e tudo o que é coletivo dentro de casa. Segundo dados do IBGE, 43% da força de trabalho brasileira é feminina, sendo que 25% delas são chefes de família. Apesar de ainda, em geral, receberem menores salários que os homens, o poder aquisitivo das mulheres vem aumentando, em parte pelos altos cargos que vêm conquistando. Dados recentes mostram que elas já detêm a maioria dos cartões de crédito. Qual empresa não quer agradar e atrair um público tão poderoso?

Tomando como base o Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo, o comércio se volta para elas. São comuns os anúncios de promoções, brindes, oficinas e cursos gratuitos, que podem durar alguns dias ou se estender por todo o mês. Junta-se a data aos reflexos da crise financeira mundial nas vendas do comércio em geral e está formada a justificativa para levar para as lojas as consumidoras.


Em geral, as campanhas são focadas na vaidade e na estética feminina. As Lojas Renner prosseguem até o dia 11 com ofertas de lingerie, perfumaria e acessórios, além da promoção de workshops de automaquiagem gratuitos em mais de 100 lojas em todo o país. A programação pode ser conferida em folhetos distribuídos nos estabelecimentos.


O material enviado pela assessoria de imprensa não divulga o percentual dos descontos, mas cita alguns preços atrativos: calcinhas a partir de R$ 5,90; sutiãs, de R$ 19,90; bijuterias, R$ 15,90; bolsas, R$ 59,90; e hidratantes, R$ 7,90.


A campanha da rede de farmácias Vale Verde começa hoje e vai até o final do mês. O folheto promocional mensal tem foco nos produtos para o público feminino. Também serão oferecidos cursos de hidratação facial, de maquiagem (com um dia dedicado à transformação) e diagnóstico capilar (para identificar o tipo de cabelo). As atividades estão programadas para diversas lojas em Londrina, Arapongas, Cambé e Rolândia.


Segundo o setor de marketing da rede, o objetivo é ‘homenagear as mulheres’, levando em conta que elas ‘são cada vez mais independentes financeiramente, administram a casa e respondem pelas compras de toda a família’. Ainda conforme a empresa, os cursos têm a proposta de contribuir para o ‘cuidado da imagem pessoal, da saúde e da auto-estima’ do público feminino.


No Catuaí Shopping, a cada R$ 200 em compras, as consumidoras podem trocar os cupons fiscais por uma ‘ecobolsa’ feita de material reciclável. São dois modelos diferentes e a promoção, que começou ontem, dura até acabar o estoque de 1.000 bolsas.


Até o próximo dia 22, uma exposição com imagens de diferentes mulheres do mundo estará na Praça Central de Eventos. No mesmo local, acontecem diversas oficinas de artesanato, diariamente, às 14, 16, 18 e 20 horas. As participantes irão aprender a fazer broches em feltro, leques em origami, customização de batas e colares de semente indígena.

Segundo a administração do Catuaí, a expectativa é que as vendas no mês de março aumentem 5% em relação ao mesmo período no ano anterior. Todas as atividades realizadas no mês pretendem atrair as mulheres, que de acordo com pesquisa realizada em 2008, representam 48,2% dos clientes do shopping.


Continue lendo