Os sapatos são encarados como um verdadeiro vício pela maioria das mulheres e ganham ainda mais evidência no inverno, uma estação elegante por natureza. Em todas as vitrines de lojas de calçados as botas já entraram em cena e dominam as coleções.
São diversos modelos, com canos curtos, médios e altos, valorizados por saltos quadrados em diversas alturas para oferecer o máximo conforto. A cartela de cores passeia pelo café, preto, kiwi, verde-militar e vermelho, tons que combinam com os dias frios e com os looks especiais de inverno.
Nas últimas temporadas, todas as coleções vieram muito democráticas, com várias opções de formas, estilos e cores que prometem agradar aos mais diversos gostos. Mas é claro que toda estação tem seus ''queridinhos'', aquelas tendências que estarão presentes na maioria das marcas, e consequentemente, na maioria dos pés das mulheres ''antenadas'' com o mundo da moda. Em 2010, as botas country e montaria devem comandar o hit da coleção outono-inverno. Os dois modelos diferem exclusivamente no bico. A country possui bico fino, enquanto na montaria o bico é bem arredondado com aspecto de vintage.
Alessandra Alonso, vendedora da Les Ales, comenta que as botas country combinam com tudo: calça jeans, montaria, vestido curto ou bermuda e com meias fio 40. Os saltos quadrados, de no máximo cinco centímetros, garantem o conforto. Ela aposta nos vários tons de marrom, como o pinhão e o café, além do preto. ''São cores clássicas, que não saem de moda nunca'', salienta.
Na Boot Store, as consumidoras encontram botas country em couro legítimo tingidas de jeans, bege e vermelho. Outro modelo que foge ao convencional é a bota country de cano curto com taxinhas douradas ou a com recortes de couro vazado. A vendedora Daniele Kobayashi recomenda que elas sejam usadas com calças legging de cores básicas, para que a bota se destaque no conjunto. ''São calçados cheios de detalhes que devem ser bem explorados pelas mulheres, pois são muito charmosos e transformam peças básicas do guarda-roupa em um look sofisticado'', recomenda.
As montarias - coqueluche do inverno passado - continuam em alta. São muito confortáveis, principalmente para enfrentar um dia inteiro de trabalho. Na Les Ales, modelos de pelica com elástico desde o tornozelo, são ideais para as mulheres de panturrilhas mais grossas, que geralmente não se adaptam aos modelos de botas de cano longo. A regulagem nas pernas também aparece em botas de saltos um pouco mais altos, com cadarço atrás. ''É um modelo luxuoso e ao mesmo tempo despojado, que pode ser usado durante o dia ou nas baladas'', afirma Alessandra Alonso.
Na Arezzo é possível encontrar modelos bem variados, como o ''cuissard'', que é a última tendência nas passarelas. São aquelas botas com cano bem longo, acima dos joelhos, e aparecem em versões diferentes: montaria, plataforma e com salto embutido. Combinam muito com calças skinny e meias fio 40. ''As cuissards poderão ser usadas de forma tradicional, ou ainda com o cano dobrado logo abaixo do joelho, conferindo um toque de modernidade e estilo próprio. O couro é bem molinho e flexível e permite essa regulagem'', conta a vendedora Rosângela dos Santos Macedo.
Ela explica ainda que as botas Oxford, de canos bem curtos, foram inspiradas nos sapatos masculinos e são usadas com ternos, calças sociais e de corte reto. ''À noite, ela fica um charme com um vestidinho curto e meias fio 40'', revela a vendedora.
Tendências que prometem arrasar
Para realmente transformar uma bota em objeto de desejo são necessários detalhes e enfeites que sigam as tendências e combinem com o modelo, o material e, principalmente, com a personalidade da mulher que irá usá-la. Uma novidade, que promete arrasar nas próximas temporadas, é a sandal boot. São botas mais abertas e com modelos diferenciados. O peep toe para as botas de cano curto é quase obrigatório para quem quiser acompanhar a moda.
Outros tipos de botas com vazados, telas e perfurações são destinados às mulheres ousadas, que não têm medo de inovar. Na escala dos anos 80 e do rock'n'roll surgem aplicações em metais, rebites, tachas, fivelas e outros metais personalizados em prateado e dourado. O estilo desses adereços, combinados a cores clássicas, pode variar, deixando apenas uma aparência moderna e elegante, ou partindo para o punk, com o visual mais carregado e agressivo na roupagem, cabelo e maquiagem.
Alessandra Alonso destaca que a escolha ideal, diante de tantas opções, é aquela que faz a mulher se sentir bem. A gerente Edilaine Loureiro comprou recentemente um modelo tradicional na cor preta, de canos longos e salto alto. ''Eu gosto de ter sempre pelo menos três botas no guarda-roupa, em cores diferentes, independentemente do modelo. Os pares nos tons de bege, marrom e preto combinam com tudo e são indispensáveis'', afirma. Um pouco menos conservadora, a estudante Michele Borges optou por um modelo especial para usar com vestidos. ''Me encantei pelo modelo polaina, de cano curto. Está super na moda e é muito charmoso, principalmente para usar à noite'', diz.
Um acessório para todas as estações
A ideia de que a bota era um item do guarda-roupa indispensável apenas para encarar o frio ficou no passado O inverno só começa oficialmente no final de junho e dura cerca de três meses, mas as vendas de botas não param o ano todo. Com a proximidade da chegada da estação mais fria do ano, as vendas crescem em ritmo acelerado. Ainda em pleno outono, o modelo cuissard com salto embutido não tem mais numeração desde o início de maio.
''Hoje em dia a bota é um acessório, por isso as pessoas não esperam mais o frio intenso para usá-la. Alguns modelos, por exemplo, fizeram sucesso no verão e continuam em alta o ano todo, como as botas country. Versáteis, caem bem por cima de calças jeans ou montaria no inverno e combinam com shorts curtos no verão. A moda está mais ousada e a bota confere um look para qualquer tipo de traje, por isso, são vistas como um acessório para agregar o visual'', orienta a vendedora Rosângela dos Santos Macedo.