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Com sabedoria, promoção é um ótimo negócio

Gisele Mendonça/Equipe Folha
29 jul 2009 às 11:47

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Mila Codato, consultora de imagem: ‘‘Quanto mais a pessoa conhecer a si própria e saber do seu estilo, mais economia poderá fazer’’ - César Augusto/Equipe Folha
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As promoções que marcam a troca de coleção no comércio são ótimas oportunidades para renovar o guarda-roupa, já que é possível obter um desconto médio de 50% em roupas e calçados.

Apesar de as campanhas terem começado no início do mês, ainda há muitas lojas liquidando mercadorias. Para dar dicas sobre como aproveitar melhor esta época, a FOLHA ouviu a consultora de imagem Mila Codato. O mais importante, segundo ela, é que o consumidor esteja ‘bem focado’ no que deseja para fazer compras ‘com sabedoria’.

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Comprando simplesmente por impulso e porque está barato, corre-se o risco de encher o guarda-roupa de peças que nunca serão usadas. ‘É comum, entre os meus clientes, as pessoas relatarem que usam apenas 20% do que têm no guarda-roupa’, diz Mila, que é formada em comunicação visual e é membro da Associação Internacional de Consultoria de Imagem, com sede nos Estados Unidos. Ela atua em São Paulo, mas está de férias em Londrina.

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A consultora sugere que o consumidor faça uma lista do que já tem em casa e do que precisa, e vá para as lojas com ‘uma calculadora na cabeça’. Assim, é mais fácil fazer bons negócios na temporada de promoções. Peça de moda, por exemplo, só vale a pena ser arrematada se estiver realmente barata, pois é volátil. O mesmo acontece com roupa muito chamativa, marcante. Neste caso, a dificuldade é fazer a composição com outras peças no dia a dia.

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Independentemente da classe social ou do estilo, uma compra com sabedoria, ensina Mila, é aquela se faz levando em conta a rotina da pessoa. ‘É só pensar: quanto tempo da sua semana é trabalho, quanto tempo é lazer e quanto tempo é social. Isso vai determinar a quantidade de peças que você precisa ter no guarda-roupa’, observa.


Compra com sabedoria também envolve autoconhecimento. Se você não usa tanto vermelho, por exemplo, não vai levar uma peça nessa cor só porque o preço é bom. Cair na tentação das promoções é muito comum. Na dúvida, pare, respire e pense: ‘será que é um bom negócio?’, orienta.

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Para quem ainda está em busca do ‘repertório visual’, Mila diz que a observação cuidadosa de revistas de moda pode ser um bom caminho. ‘Isso lhe ajuda na hora das compras’, diz a consultora. Mas ressalta: ‘É importante usar a moda como uma referência de peças que representem o seu próprio estilo. E não como uma ditadura do que deve ser usado’.


Mila cita como exemplo as botas de cano alto, quase sempre usadas por fora da calça pelas mulheres. ‘Não tem nada de errado nisso, mas acaba deixando todo mundo muito uniformizado. Por que não experimentar jeitos novos, optando por meias grossas, com padronagens, para usar a bota com bermuda e saia?’, sugere.

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Embora nem sempre seja tão fácil achá-las durante as promoções, deve-se optar por peças mais tradicionais como calças de corte reto, jeans escuros, blusas de lã ou cashmere, blazers de cores neutras, camisas, jaquetas de couro e botas e sapatos também em couro. Nos casos de malha ou lã, a dica é evitar peças que tenham grande percentual de fio sintético na sua composição porque, com o tempo de uso, criam bolinhas. ‘É melhor investir em tecidos naturais (seda, lã pura, cashmere, algodão, linho) que são mais duráveis’, aconselha.


CONFIRA

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O que não deixar de comprar na liquidação de inverno


O consumidor deve aproveitar as promoções para arrematar peças mais tradicionais. Roupa da moda, só mesmo se o preço for muito bom. As cores neutras também são as mais recomendadas. ‘Mas é preciso ter bom-senso para não deixar o guarda-roupa muito igual, com uma cara só. É interessante saber ousar, experimentar’, diz a consultora de imagem Mila Codato. Confira as dicas da profissional sobre peças importantes de inverno que não devem faltar nos guarda-roupas feminino e masculino:

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Homens


■ Camisas (estilos clássico, discreto e despojado)
■ Camiseta polo de manga curta
■ Jaqueta de couro
■ Blazer de veludo
■ Blazer de cor neutra (em lã fria ou gabardine)
■ Suéter de cashmere ou de lã pura
■ Calça jeans em tom escuro
■ Calça de alfaiataria
■ Sapatos de couro

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Mulheres


■ Blusa de cashmere ou lã pura
■ Jaqueta de couro
■ Jaqueta jeans
■ Blazer de cor neutra (em crepe ou microfibra)
■ Calça de alfaiataria
■ Calça jeans (sem muitos detalhes ou lavagens)
■ Camisa branca
■ Vestido versátil (que pode ser usado no inverno e no verão)
■ Botas e sapatos de couro


PECHINCHA


Questão de hábito


O uso da sacola retornável ainda é algo raro que surpreende até mesmo os funcionários que trabalham nos caixas de supermercados. Alguns insistem em oferecer a sacola plástica mesmo quando o cliente está com a sacola alternativa.


O preço da batata


A batata monalisa está na liderança de oscilação de preços nas últimas semanas. No começo do mês passado, o quilo do produto variava entre R$ 2,99 e R$ 3,30 nas principais redes de supermercados de Londrina.


Subindo de novo


Há uma semana, era possível encontrar a batata em promoção por menos de R$ 0,75 o quilo. Agora, por causa do excesso de chuva, está de volta à casa de R$ 1,50 e com tendência de alta.


Falta de troco

A falta de moedas de R$ 0,01 no comércio está deixando o consumidor mais uma vez em desvantagem na hora das compras. O cliente até aceita perder R$ 0,01 ou R$ 0,02, desde que haja uma contrapartida, mas alguns caixas deixam de devolver quando a diferença é de R$ 0,03 ou R$ 0,04.


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