Seu bolso

Beleza a qualquer custo

31 dez 1969 às 21:33

Dentro de uma bolsa feminina pode existir de tudo um pouco. E tem coisas que não faltam de jeito nenhum: maquiagem. Nem que seja apenas um batonzinho, a maioria das mulheres carrega ao menos um item de beleza para o rosto que possa deixá-la mais bonita a qualquer momento. Mas, como toda produção, maquiagem tem preço, alguns produtos com custos singelos e outros nem tanto. Para ajudar o público feminino a escolher alguns itens bacanas e básicos para carregar diariamente, a reportagem da FOLHA saiu às compras e selecionou três kits de maquiagem para todos os gostos e principalmente todos os bolsos.

Com a ajuda da maquiadora Carolina Rodrigues, descobrimos que existem produtos de maquiagem, cujos valores são verdadeiros ''investimentos'', que se transformam no sonho de consumo até das menos vaidosas. A boa notícia é que dá para fazer uma produção legal sem ter que abrir tanto o bolso.


Segundo Carolina, em um kit básico para ser levado na bolsa, com produtos para serem usados todo dia e a qualquer momento, não pode faltar corretivo, pó compacto, lápis preto, rímel, blush e gloss. ''São seis itens que toda mulher pode ter e com os quais consegue fazer uma produção bacana diariamente'', garantiu. ''É claro que tem gente que usa apenas um ou dois desses produtos no dia-a-dia. Mas vale a pena contar com todos eles na bolsa'', acrescentou.


A base, conforme Carolina, ficou de fora dos kits porque a aplicação do produto demanda mais tempo e pode deixar o rosto com uma aparência ''pesada'' para o dia. Mas em uma produção mais elaborada o item não deve ficar de fora, acrescentou a especialista.


A escolha do primeiro kit privilegiou produtos com preços mais acessíveis às consumidoras. As maquiagens selecionadas são todas de marcas nacionais que, segundo Carolina, oferecem boa qualidade e garantem uma produção legal para o dia. O conjunto escolhido custou ao todo R$ 66,70. O item mais caro da cesta foi o pó compacto, com o valor de R$ 16,50. Seguido do corretivo, que custou R$ 14,70. E o mais em conta deste kit foi o lápis preto, R$ 6,50. ''O bom desses produtos é que são encontrados na maioria das lojas de cosmésticos'', comentou.


O segundo kit foi composto por produtos de marcas importadas de valores médios que conforme a maquiadora têm maior durabilidade e melhor fixação. Neste caso, o investimento com a maquiagem foi um ''pouco'' maior. O conjunto selecionado ficou em R$ 280,40. O item mais caro também foi o pó, com valor de R$ 64 e o mais em conta foi o gloss no valor de R$ 28.


O terceiro conjunto pode ser considerado, no mínimo, o mais glamouroso de todos. Foram selecionados apenas produtos de marcas importadas consideradas top de linha no mercado de cosméticos. E o luxo dos itens estão refletidos nos preços. O kit foi ''orçado'' em R$ 816,90. O produto mais caro foi o blush R$ 187 e o mais barato foi o gloss por R$ 92.


Segundo a maquiadora, a principal diferença entre os produtos mais em conta e os mais caros está na tecnologia. ''Esses produtos de marcas importadas famosas têm maior valor agregado por conta da tecnologia embutida. São produtos mais desenvolvidos, por isso oferecem melhor fixação, são mais resistentes'', observou.


Carolina citou que o pó compacto de algumas das marcas mais famosas contém um componente mineral que evita o envelhecimento da pele e a maioria conta com filtro solar e oferece cobertura semelhante a de uma base. ''Além disso, a tecnologia é tão avançada que às vezes nem dá para perceber que a pessoa passou maquiagem'', afirma a maquiadora.


E acrescenta que, entre outros detalhes, nas marcas de luxo os batons têm melhor resistência e contam com hidratantes e filtro solar, os blushs têm mais brilho e os corretivos não apenas disfarçam mas escondem completamente as imperfeições e marquinhas da pele. Mas garante: ''maquiagem é importante para deixar a mulher mais bonita, com uma aparência mais saudável e dá para fazer tudo isso com produtos mais baratos''.


Brasil é o quarto no ranking em vendas no setor


As brasileiras gostam de maquiagem. Tanto que, dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) apontam que o País é o quarto no ranking mundial na movimentação do setor. Perde apenas para Estados Unidos, Japão e Reino Unido.


Conforme a entidade, em 2007 o segmento de cosméticos movimentou perto de R$ 5,5 bilhões, registrando um crescimento de 15% em relação a 2006, que fechou em R$ 4,8 bilhões. Os resultados de 2008 só serão divulgados em abril, mas a Abihpec acredita que o faturamento do setor em 2008, incluindo cosmésticos, perfumaria e higiene pessoal, chegue a R$ 21,2 bilhões e registre um aumento de 8,6% em relação ao ano anterior. No acumulado de janeiro a agosto, a indústria teve alta de 8,3%, atingindo R$ 13 bilhões.


A movimentação pode ser confirmada nas lojas. Segundo a vendedora da Face Bela, Cícera Bisikirkas, que trabalha na área há 10 anos, as mulheres gostam e compram muita maquiagem. Mesmo as que nem gostam tanto, quando conhecem determinados produtos acabam se tornando boas consumidoras. E as marcas consideradas de luxo, também têm bom mercado? ''E como!'', responde a vendedora.


Conforme Cícera, no caso das maquiagens importadas, consideradas de luxo, o que conta é a tecnologia embutida e o fato de muitas delas trabalharem com itens exclusivos. ''A Christian Dior, por exemplo, às vezes lança estojos com detalhes em cristais Swarovski. É o luxo, o diferencial que agrada as clientes'', destaca.

De qualquer forma, antes de comprar um produto, Cícera orienta as consumidoras a fazerem um teste, de preferência na pele do rosto mesmo para ver se a maquiagem combina com a cor da pele e se não vai dar alergia. E afirma: ''o importante é passar maquiagem para dar vida ao rosto, para a mulher ficar mais bonita, seja qual for a marca e o preço. O interessante é sempre comprar um produto com bom senso, sem exageros, para não errar''


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