Lábios pintados fazem a diferença na hora da sedução e da expressão femininas. Tanto é que o batom é a maquiagem mais popular entre mulheres. ''O batom é o item de maquiagem que mais vende no mundo'', afirma Marselha Tinelli, gerente de categoria de maquiagem do O Boticário, em Curitiba.
Ele é usado há muitos séculos. Há registros que a rainha Nefertite gostava de colorir os lábios. Na Grécia, antigamente, o batom era permitido somente para mulheres casadas. Os ingleses, em 1770, proibiram o uso da maquiagem nos lábios, pois consideravam que as mulheres se tornavam manipuladoras, capazes de seduzir qualquer tipo de homem.
Hoje, usar o batom não é mais crime e há muitos diferenciais deste produto que se apresentam com atrativos não só focados na beleza, mas também na saúde, como por exemplo, proteção contra raios solares e hidratação. Sem falar nas cores, que prometem ser cada vez mais marcantes e duradouras.
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A Avon, acaba de lançar uma nova linha, o Ultra Color Mega Impact, com fator de proteção solar (FPS) 15. O produto custa R$ 19,00 e pode ser encontrado em nove cores diferentes, variando tons de rosa, vinho, vermelho, marrom e nude. De acordo com a assessoria de imprensa, ele é desenvolvido pela tecnologia Chromapixel, que contém substâncias peroladas, para iluminar e reforçar a verdadeira cor do produto. A formulação retém a cor nos lábios e os deixa mais hidratados, além de garantir proteção solar. Outra novidade é sua forma geométrica e design diferenciado, que pretende facilitar a aplicação em diferentes formatos de lábios e permite uma finalização perfeita.
A Natura, que como a Avon também tem seus produtos vendidos por meio de catálogos e revendedoras, oferece a coleção Bordado Intenso, disponível na linha Aquarela, com seis novas cores de batons que garantem alta cobertura. Os tons são de rosa, vermelho, marrom e vinho. Os produtos apresentam efeito ''matte'', que está presente na combinação de cremosidade com opacidade. A textura é suave e aveludada, o que facilita a aplicação. O fator de proteção solar é 8. Cada batom custa R$ 13,60.
A linha de cosméticos Adcos oferece batons com características antioxidantes, que garantem proteção contra radicais livres. Os produtos foram desenvolvidos com tecnologia que proporciona o perfeito e suave deslizamento e aplicação, com cobertura uniforme, além de conter vitamina E com efeito nutritivo. Outra novidade da Adcos é a Maxi Lip, que são substâncias naturais estimuladoras da síntese de colágeno, o que, segundo o fabricante, garante a recomposição do tecido labial quando o uso é contínuo. Os batons podem ser encontrados em 11 cores matte e 9 translúcidas. O preço é R$ 49,00.
O Boticário tem a linha Secrets Collection, com tons de rosa e pêssego, garantindo cor e brilho. Outro diferencial da coleção atual outono/inverno é a presença de vitamina E, FPS 15 e óleos naturais que protegem contra o envelhecimento precoce. O preço é R$ 29,90.
Proteção e cores agradam público feminino
A funcionária pública Maria Aparecida de Oliveira afirma que o batom é o item principal de sua necessaire. ''Não uso outros produtos, mas sou louca por batom'', revela. ''Compro sempre conforme a cor, não importa de qual marca seja. E é importante que o produto faça bem, que hidrate, além de deixar bonito''.
Consumidora de maquiagem desde criança, a estudante Andressa Saldanha, 24 anos, revela que não consegue sair de casa sem passar batom: ''Posso estar sem qualquer outro tipo de maquiagem, mas o batom é fundamental''. Ela diz não ter preferências com relação a marcas, mas escolhe produtos de acordo com o preço e a beleza. O último foi comprado de uma empresa que vende pelo método porta a porta. ''Minha revendedora chegou com o catálogo cheio de promoções e lançamentos. Não tive como não comprar'', ela diz, entre risos. Quando perguntada a respeito das novidades, Andressa afirmou que não há melhor época para comprar maquiagem do que agora. Segundo ela, todas as preocupações com saúde, hidratação e beleza garantem ótima qualidade aos produtos.
Novas tonalidades para o verão
As cores e texturas de batom para a primavera e o verão estão chegando às lojas e catálogos de empresas que vendem porta a porta. O Boticário aposta na linha Intense, que trará seis novos batons com várias opções de cores. Entre as novidades estão rosa, vermelho e cor de boca, com a finalidade de valorizar a beleza de todas as etnias, proporcionar maior cobertura (com duração de até quatro horas). Todos eles possuem vitamina E, FPS 15 e manteiga de cupuaçu, para garantir lábios bem hidratados e protegidos. Os preços serão de R$ 12,90. Estes produtos estarão à venda a partir de fevereiro de 2011.
A Natura lança em setembro a coleção Una, uma linha completa de maquiagem. Os batons foram produzidos com mais de 50% de ativos vegetais, o que garante, segundo o fabricante, prevenção de sinais e restauração dos lábios depois de uma hora de uso, além do FPS 15.
A coleção terá 12 cores disponíveis, sendo que seis delas foram escolhidas com base em uma pesquisa realizada com mais de 1.500 mulheres brasileiras e serão ícones - continuarão por muito tempo no catálogo da empresa. A linha Una aposta nos itens de maquiagem com proteção no que diz respeito à prevenção antissinal, produção de colágeno e elastina e renovação celular. O preço sugerido é de R$ 32,50.
O maquiador consultor da Natura, Marcos Costa, explica que com essa nova linha a empresa pretende atrair consumidoras que costumam comprar maquiagem estrangeira. Ele comentou que a coleção tem qualidade similar a muitos produtos importados com preço mais acessível.