A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) coloca em consulta pública a partir das 14h desta quarta-feira (2) a proposta do novo regulamento do Acesso Individual Classe Especial (Aice), plano de telefonia popular vinculado ao Bolsa Família, com assinatura mensal de R$ 9,50, que as empresas serão obrigadas a ofertar.
O documento estará disponível para consulta pública até 1º de abril. Também serão realizadas audiências públicas sobre o assunto em Salvador e Brasília, mas as datas ainda não foram divulgadas.
Segundo a Anatel, o novo Aice deve beneficiar cerca de 13 milhões de famílias, com franquia de 90 minutos para chamadas locais entre telefones fixos.
Leia mais:
Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos
Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente
Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%
Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2
A tarifação será igual à telefonia de classe residencial, que permite ligações com valor fixo por chamada, de segunda a sexta-feira (da 0h às 6h), aos sábados (da 0h às 6h e das 14h às 24h) e aos domingos e feriados nacionais (da 0h às 24h). Outra inovação da proposta é a redução do prazo de instalação de 30 para sete dias.
Para o Aice, serão adotadas as mesmas metas de qualidade do plano básico de telefonia fixa. A forma de pagamento será pós-paga e, opcionalmente, a critério da concessionária, pré-paga ou uma conjugação pós e pré-pagas. Pelas restrições de preço e franquia, atualmente, o Aice possui cerca de 184 mil assinantes. O valor de assinatura do Aice proposto é 45% menor que o do Aice vigente.