Há um mês da Páscoa, que neste ano será celebrada em 4 de abril, as empresas começam a anunciar as novidades do setor de chocolates. Dos produtos oferecidos, 80% são lançamentos, entre ovos, bombons, barras e coelhos de chocolate e colombas. Grande parte destas novidades foram apresentadas na semana passada durante o Salão de Páscoa, em São Paulo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
O casal Paulo Alves e Célia Godoy já fez uma seleção dos ovos que irão comprar este ano. A família terá cestas mais cheias pois acredita que os preços estão um pouco melhores. ''Dei uma rápida olhada e achei os produtos mais baratos do que no ano passado'', explica Alves, que trabalha como motorista. Na hora de optar por qual comprar, as marcas clássicas saem na frente. ''Em 2009 eu ganhei um ovo de chocolate que gostei muito. Então esse ano eu pedi um igual. Meus pais não terão muito trabalho pra escolher'', diz Karen Pinhelli, filha do casal.
Alcione da Silva e Kirke Mylonas da Silva já conferiram os lançamentos das marcas, mas irão deixar para comprar os chocolates apenas uma semana antes da Páscoa. Eles garantem que nesse período os preços caem. ''Depois da Páscoa o valor diminui ainda mais'', avisa Kirke. Mas quem deixar para comprar na última hora corre o risco de não encontrar algumas opções lançadas. ''Os ovos com brinquedos são os que acabam primeiro'', conta o gerente de supermercado Robinson Roberto Kosmenski.
Lançamentos
Neste ano a Lacta preparou 16 novos produtos entre as 47 opções de ovos de chocolate disponíveis para a Páscoa. A empresa investiu pela primeira vez na criação de um produto destinado às adolescentes. O ovo Capricho trás como brinde um relógio personalizado e o material é indicado para meninas entre 13 e 17 anos. Para as crianças, a Lacta preparou duas opções de ovos da Barbie (R$ 12,30 e R$ 17,60), com diferentes brinquedos, além de três versões do ovo Hello Kitty, com bonecos de pelúcia e plástico no interior.
Os meninos poderão se divertir com seis ovos diferentes dos licenciamentos Ben 10 (R$ 17,60), Hot Wheels (R$ 16,60) e Homem-Aranha (R$ 16,60). Este último conta com uma luva que espirra água. A empresa também oferece um ovo infantil de chocolate branco que serve tanto para eles como para elas. É o Era do Gelo 3, com personagem do filme em miniatura e uma tecnologia no chocolate chamado ''gela boca'', com efeito de refrescância. Pelo segundo ano consecutivo foi produzido um ovo especial que leva o selo da Associação de Assistência à Crianças Deficientes (AACD). Parte da verba arrecadada com a venda do produto será destinada à associação. No ano passado a doação foi de R$ 200 mil.
Para os adultos a Lacta investiu na criação do ovo Diamante Negro de número 23 (R$ 44,00) e na versão grande do Bis branco (R$ 31,80). A opção em chocolate preto, sucesso de vendas no ano passado, continua nesta Páscoa. Da linha regular da marca, o Bis é o chocolate mais vendido na América Latina. Neste ano, a empresa fez uma parceria com a Kibon e lança o ovo de chocolate Chica Bon, com sabor semelhante ao famoso picolé.
A Ferrero lança neste ano um ovo que será vendido apenas na região Sul. Trata-se do Kinder Friends (R$ 19,99), com bombons importados. ''O consumidor do Sul é exigente. Serve como um termômetro antes do lançamento no resto do País'', avalia a gerente de marketing da Ferrero, Patrícia Nogarelli. O novo produto é fabricado na Argentina. Se a aceitação do público for boa, no ano que vem o ovo também estará disponível em outros mercados do Brasil.
Estratégia semelhante foi adotada pela Nestlé, que lança este ano o ovo da marca Suflair, de chocolate aerado, somente para os consumidores de São Paulo. São mini ovos ao leite que aumentam o leque de novidades da empresa para a Páscoa 2010.
A marca Brasil Cacau lança 19 produtos inspirados no País. Algumas das opções são o ovo Dinda (R$ 22,90), recheado com marshmallow, ovo Trufas (R$ 34,90) e os exclusivos ovos Doces Caseiros Beijinho e Brigadeiro (R$ 26,50). Para as crianças a empresa oferece um kit infantil do Sítio do Pica Pau Amarelo, com ovo ao leite de 150 gramas e um copo personalizado em embalagem especial, ao preço de R$ 19,90.
Entre as redes de supermercados a expectativa é do crescimento de 30% no número de ovos vendidos, em comparação com a Páscoa do ano passado. Uma ds redes consultadas pela FOLHA irá oferecer 160 toneladas de chocolates nas 28 lojas localizadas em diversas cidades do Paraná.