Economia

Renault já é a quarta montadora do Brasil

17 jul 2001 às 20:01

A Renault, que fabrica carros há dois anos e meio em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, está aumentando sua participação na venda de veículos no Brasil. Neste primeiro semestre de 2001, quando a venda de veículos se manteve aquecida, a montadora francesa aumentou sua participação de 3,7% para 4,8% no mercado nacional e já é considerada a quarta montadora operando no País, aproximando-se da Ford em participação de mercado.

Conforme levantamento da própria Renault, o mercado de veículos teve uma expansão de 26,6% no primeiro semestre, enquanto que a montadora francesa aumentou suas vendas em 61,3%. Este ano foram vendidas 39.649 veículos, contra 24.574 veículos no primeiro semestre do ano passado. As vendas foram alavancadas com a disparada nas vendas do Clio, que cresceram 125,7%, do Mégane, que cresceram 16,3% e do Kangoo, 12%.


No conjunto dos países da América Latina, exceto o Brasil, a Renault vendeu menos, apesar de ampliar sua participação no mercado. Com a retração do mercado argentino, as vendas caíram 40,3%. No primeiro semestre do ano passado, a montadora vendeu 31.714 veículos na América Latina, e este ano, 20.649 veículos. Apesar da retração, a montadora elevou sua participação no mercado de 17,3% no primeiro semestre do ano passado para 18,9%, este ano.


O mesmo desempenho não foi verificado na Europa, onde a montadora francesa ainda se destaca na liderança de vendas. Na Europa, os modelos mais vendidos são o Mégane e o novo Clio. As vendas no velho continente caíram 3,3% no primeiro semestre, devido a retração no mercado europeu. Em todo o mundo, a montadora vendeu 1,26 milhão de veículos, que corresponde a uma queda de 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

A montadora francesa está compensando esse baixo desempenho, com o aumento nas vendas fora da Europa Oriental, que cresceram 11,6%, apesar das quedas dos mercados turco e argentino nos quais a empresa está fortemente implantada. A empresa está apostando no lançamento do Laguna para alavancar as vendas no segundo semestre na Europa.


Continue lendo