O Sul do Brasil enfrentará dificuldade para o abastecimento de energia elétrica no segundo semestre. O problema deve ocorrer porque a Itaipu Binacional fará o segundo rebaixamento do reservatório em sua história para produzir energia em capacidade máxima, socorrendo o sistema elétrico brasileiro.
Atualmente, a binacional está transmitindo toda sua produção para o Sudeste, embora o projeto inicial determine a destinação de 15% da produção para o Sul do Brasil. Essa porcentagem será mantida durante a operação de socorro para abastecer o Sudeste e o Nordeste, regiões já afetadas pelo racionamento de energia.
O rebaixamento do Lago de Itaipu, previsto para começar em outubro, pode fazer com que falte água para produzir energia na hidrelétrica justamente quando os reservatórios das usinas do Sul chegarem ao nível limite de produção (20%) - hoje, esse índice está em 80%. Se isso acontecer, os consumidores da região podem precisar dos 15% a que têm direito.
A possibilidade de apagão no Sul foi divulgada nesta quinta-feira (17/05) pelo diretor técnico-executivo da Itaipu Binacional, Altino Ventura Filho, nas comemorações dos 27 anos da unidade.
* Leia mais em reportagem de Maurício Bevervanso na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina desta sexta-feira