O Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego - PNPE, do Governo Federal, será estendido a 125 cidades do interior, onde funcionam as Agências do Trabalhador.
O programa Primeiro Emprego foi criado diante da dificuldade do jovem encontrar emprego, por falta experiência. Entre os incentivos para sua efetivação estão os cursos de capacitação e o apoio financeiro às empresas que fizerem as contratações. Elas recebem seis parcelas de R$ 250 (total de R$ 1.500) no decorrer de um ano. Os recursos são do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.
O projeto atende jovens de 16 a 24 anos, renda per capita de até meio salário mínimo, com qualificação, estimulando sua contratação pelas empresas, mediante subvenção econômica.
600 jovens qualificados
Através do Consórcio Social Oportunidade, também parceira no PNPE no Paraná, foram preparados 600 alunos para a contratação imediata. Os empresários que estiverem interessados em contratar esses jovens podem entrar em contato com a Casa da Juventude pelo telefone (41) 3019-2412, com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PR), no 3219-7758 ou agências do Trabalhador, em Curitiba, pelo telefone (41) 3322-7411.
Os jovens tiveram 400 horas de cursos profissionalizantes, de cidadania e inclusão digital. O cursos promovidos foram de artesanato, atendente comercial, auxiliar de escritório, azulejista, bijuteria, confeiteiro e salgadeiro, corte e costura, garçom, gestão de empreendimentos, serigrafia e telemarketing.
Além dos escritórios regionais da SETP, as empresas interessadas em participar do PNPE podem procurar diretamente o Ministério do Trabalho ou as delegacias regionais do Trabalho. Elas devem firmar um protocolo de intenção, comprometendo-se com um determinado número de vagas para jovens, no âmbito do programa. É vetada a participação aos empregadores domésticos.
Informações da AEN