Em uma pesquisa de preços sobre os principais produtos natalinos mais consumidos, o Procon-PR encontrou variações que chegam a quase 400%. A pesquisa foi feita com 55 itens (alimentos e bebidas) nos supermercados de Curitiba, na semana de 6 a 13 de dezembro. A variação mais acentuada foi encontrada no preço da nectarina, cuja variação de preços chega até 389,21%. O preço da nectarina variou de R$ 1,39, no supermercado Condor a R$ 6,80 o quilo, no Mercadorama.
O segundo produto a apresentar o maior índice de diferença foi a bebida Filtrado Doce (660 ml), Espuma de Prata. O produto foi encontrado por valores que variam de R$ 0,95 no supermercado Flatel a R$ 3,29 no Wall Mart, uma diferença de 246,32%.
A uva rosada foi encontrada a preços entre R$ 1,40 no Kusma e R$ 4,49, no Mercadorama uma diferença de 220,71%. No segmento de panetones, a maior diferença encontrada foi de 77,22%. O panetone de 500 gramas (marca própria) pode ser comprado por R$ 1,80 no supermercado Flatel ou por R$ 3,19 no Mercadorama, uma variação de 77,22%.
Nas carnes, a variação vai de 7,97% a 40,73%. O peru temperado Batavo está sendo oferecido por R$ 4,39 o quilo no supermercado Pão de Açúcar e por R$ 5,35 no supermercados Flatel. A variação no preço das nozes e castanhas chega a 92%. Nozes com casca (pacote de 250 gramas) podem ser encontradas por R$ 2,45 no supermercados Condor ou por R$ 4,69 no Mercadorama.
O levantamento apresenta os valores de seis estabelecimentos (Condor, Flatel, Kusma, Mercadorama, Pão de Açúcar e Wall Mart). Os demais, Big, Carrefour, Extra e Lembrasul não responderam às pesquisas enviadas pelo Procon.
O coordenador do órgão, Naim Akel Filho, alertou os consumidores para que façam suas pesquisas de preço antes de comprar os produtos para a ceia natalina. A pesquisa do Procon tem como objetivo promover a competitividade entre os supermercados que acabam reduzindo preços, em benefício do consumidor.