Cerca de 300 pequenos produtores de leite - segundo estimativa da Polícia Militar - de cinco estados (SC, MG, RS, GO E PR) e do Distrito Federal fazem nesta quarta-feira (26) manifestação em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Organizados pela Via Campesina - articulação que congrega os movimentos dos Pequenos Agricultores (MPA), dos Atingidos por Barragens (MAB) e dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - os produtores querem discutir com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a crise leiteira e a Instrução Normativa 51/2002, que trata da necessidade de aperfeiçoamento e modernização da legislação sanitária federal sobre a produção do leite.
Em ato simbólico, os agricultores pretendem lavar com leite as calçadas do ministério em protesto contra os baixos preços. Eles estão dispostos a passar todo o dia e a noite acampados em frente ao ministério até serem recebidos por Rodrigues. As informações são da Agência Brasil.
De acordo com Altair Bunde, da direção nacional do MPA, o protesto é contra as políticas adotadas pelo governo para os pequenos produtores de leite. "Para nós, está uma situação muito difícil. Milhares de pequenos agricultores ameaçam abandonar o campo com as políticas e normas impostas pelo ministério no que diz respeito à Instrução Normativa 51 e à política de importação do produto", afirmou.
Altair disse ainda que o preço do litro de leite no Brasil, que deveria ter subido, caiu em média R$ 0,30. "Tem agricultor no estado de Goiás recebendo apenas R$ 0,19 por litro", acrescentou.