Economia

Produção industrial brasileira cai

06 dez 2001 às 11:54

A produção industrial registrou em outubro o pior resultado dos últimos 27 meses, com queda de 3,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esse é o oitavo mês consecutivo de queda nessa área.

Dezesseis dos 20 ramos pesquisados pelo IBGE tiveram desempenho negativo, com destaque para material elétrico e de comunicações, -7,1%; extrativa mineral, -10%; e química, -6,4%.A única exceção foi a de bens de consumo duráveis, que após sete quedas consecutivas, teve crescimento de 6,9 por cento. Em relação a setembro, a indústria apresentou retração de 1,9% em sua produção.


O índice acumulado no ano passou de um crescimento de 3,2% em setembro para um crescimento de 2,5% em outubro - resultado ainda positivo, influenciado pelos bons resultados predominantes nos primeiros meses do ano.

A continuidade da trajetória de queda da atividade industrial deve-se à juros e câmbio altos, conjugados com o racionamento de energia elétrica, o desaquecimento da economia global e ainda à crise na Argentina. Entretanto, a atividade industrial continua em processo de desaceleração.


Continue lendo