A quantidade de consumidores de Londrina que não conseguiram pagar suas dívidas em dia e foram inseridos no cadastro da inadimplência aumentou em 58,3% no mês de abril, na comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são da SPC/Acil (Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina) .
Em todo o ano de 2024, levando-se em conta os quatro primeiros meses, a lista de consumidores inadimplentes no varejo londrinense aumentou 25,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
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LIMPANDO O NOME
Por outro lado, o número de consumidores que conseguiram renegociar ou quitar os débitos atrasados, limpando o nome, foi 37,6% maior em abril de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.
“Estes resultados apontam para uma retomada de nossa economia de forma bastante heterogênea. De um lado, mostra que a geração de postos de trabalho está incentivando o consumidor a pagar seus débitos, deixando o cadastro de negativados. Mas, por outro lado, uma fatia significativa da população ainda não conseguiu o equilíbrio financeiro necessário para honrar os compromissos assumidos, engrossando o número de inadimplentes”, comenta Marcos Rambalducci, consultor econômico da Acil.