Economia

Paranaguá vai sediar negociações de soja na BMF

18 set 2002 às 19:27

Paranaguá agora é base nacional para negociação de soja na BMF A Bolsa de Mercadorias e Futuros (BMF) anunciou nesta quarta-feira, em Curitiba, que começa a negociar com contratos futuros de soja em grão no dia 11 de outubro. A operação vai dar mais agilidade para produtores e compradores de soja do Brasil, que recorriam à Bolsa de Chicago quando queriam negociar com contratos futuros. A BMF elegeu o Porto de Paranaguá, no Paraná, como local para entrega física do produto negociado na instituição.

A BMF já operava com contratos futuros de soja na década de 80, mas suspendeu a negociação em função da dificuldade de fechamento de preços naquele período, quando a inflação dominante era de dois dígitos. Além disso, a entrega do produto pulverizada em vários portos do País era outro fator que dificultava a formação de preços.


A escolha do Porto de Paranaguá para receber os estoques de soja negociados na BMF se deve à tradição e à credibilidade da localidade na formação de preços da soja no País, disse Antonio Bueno, consultor da BMF.

» Leia a matéria na Folha de Londrina desta quinta-feira.


Continue lendo