Economia

Paraná se mantém entre os Estados mais ricos do País

19 nov 2003 às 07:58

Entre os seis estados mais ricos do País, o único que registrou crescimento em relação ao ano passado foi o Paraná. Além de conseguir se manter como o quarto estado mais competitivo do Brasil, o Paraná conseguiu ampliar sua vantagem em relação ao quinto colocado, o Rio Grande do Sul.

Paranaenses e gaúchos, aliás, brigam há anos pela quarta colocação, posição que o Paraná ocupa pelo terceiro ano seguido. É o que mostra a versão 2003 do Ranking dos Estados, realizado há oito anos em parceria entre a Revista Amanhã e a consultoria Simonsen Associados.


Na avaliação do diretor de Redação da revista, Eugênio Esber, o Ranking 2003 revela dois pontos positivos no crescimento do Paraná. O primeiro refere-se ao distanciamento da competitividade do Estado em relação ao Rio Grande do Sul. A diferença atinge cinco décimos (158,2% do PR contra 157,7% do RS), quando no ano passado essa diferença era de apenas um décimo (158% a 157,9%).


Outro ponto positivo foi o aumento do Paraná no quesito riqueza. Em 2002, o Estado estava 54,9% acima da média nacional, passando para 56% este ano. Com isso, ultrapassou o Rio Grande do Sul que, tradicionalmente, mantinha-se na frente neste item. Em anos anteriores o Paraná sempre superava o Rio Grande em infra-estrutura, mas perdia em riqueza. Desta vez, o Estado conseguiu se manter em quarto lugar em todas os itens.

Leia a matéria completa na edição desta quarta da Folha de Londrina


Continue lendo