O ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, autorizou a abertura de editais de licitação para os serviços de rádios FM e AM e televisão por assinatura no Paraná. A escolha dos grupos que deverão operar os novos veículos será feita mediante a apresentação da melhor oferta financeira. Os grupos interessados precisam comprovar que têm capacidade tecnológica e suporte financeiro para garantir os investimentos, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O Ministério das Comunicações tem a expectativa de gerar uma expressiva receita para os cofres do Tesouro Nacional com a venda de licenças para a operação de rádio e televisão em todo o País, em 2001. A estimativa é que sejam geradas receitas entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões.
A autorização para abrir a licitação ocorreu no último dia 27 com a assinatura da portaria 714/200 pelo ministro das Comunicações. No Paraná, 16 cidades ganham novos canais de FM. A maioria dos canais foi para a Região Sudoeste. Os municípios contemplados com canais de TV (aberto e por assinatura) foram Pato Branco e Francisco Beltrão. Os canais para rádio foram para Pato Branco, Francisco Beltrão, Palmas, Verê, Dois Vizinhos, Planalto, Coronel Vivida e Chopinzinho.
Entre 90 a 120 dias, o Ministério das Comunicações deve lançar as licitações de escolha de grupos. O município de Pato Branco deve ganhar mais um canal de TV (canal 9), um canal de TV por assinatura e uma FM com capacidade para 3,16 quilowatts e área de ação sobre 16 quilômetros. Francisco Beltrão também vai ganhar um canal de TV aberto (canal 2), um por assinatura (na concorrência realizada em julho, o grupo Jéia teria sido o vencedor) e uma FM com potência máxima de 1 quilowatt e área de ação de 16 quilômetros.
As cidades que vão receber os novos canais de rádio FM (Frequência Modulada) são Cascavel, Chopinzinho, Cianorte, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Palmas, Paraíso do Norte, Pato Branco, Planalto, Santa Mariana, Telêmaco Borba e Verê. Os municípios que recebem os canais de rádio AM (Ondas Médias) são Assis Chateuabriand, Clevelândia, Formosa do Oeste, Imbituva. As TVs vão para Branco e Francisco Beltrão.(Colaborou Heloisa Inocêncio, de Pato Branco)