Os índices inflacionários estão "convergindo para as metas", segundo avaliação do ministro da Fazenda, Antônio Palocci. Ele considerou "positivo" e "dentro da expectativa" o IPCA de maio (0,761%) divulgado na terça.
Segundo o ministro, a política monetária tem provocado o efeito desejado. Ele admitiu que "a inflação está cedendo num ritmo menor do que todos nós gostaríamos", mas considerou que o andamento da política macroeconômica está sendo eficaz no combate da inflação. "Isso é o mais importante", afirmou.
Ele evitou fazer uma avaliação mais detalhada do IPCA, alegando não ter ainda a avaliação dos núcleos inflacionários.
"Quando você tem uma política monetária que mostra os números convergindo para as metas, uma política fiscal que mostra os resultados efetivos, então isso indica que do ponto de vista macroeconômico nós caminhamos de maneira muito positiva, os indicadores têm mostrado isso", disse.
Entre os fatores positivos apontados pelo ministro, está a emissão que o Brasil fez na terça-feira no exterior. "Mostra mais uma vez que os títulos brasileiros estão muito bem recebidos no mercado internacional", completou.
Se o quadro macroeconômico permitiria uma redução da taxa de juros, Palocci respondeu que num determinado prazo isso deve acontecer.
"A inflação caindo ela puxa a política monetária para juros mais baixos. Quando isso vai ocorrer, é uma avaliação técnica que o Copom vai fazer", esquivou-se.