Economia

Mutirão de renegociação de dívidas do Procon atende mil pessoas

22 out 2018 às 15:14

O Procon-LD (Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor) divulgou nesta segunda-feira (22) o balanço do atendimentos realizados no "Mutirão de Renegociação de Dívidas", realizado na semana passada, de 15 a 19 de outubro. Ato todo, foram atendidas 1.004 pessoas, nos cinco dias de ação. A iniciativa foi realizada em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e na ocasião os consumidores puderam negociar suas dívidas diretamente com as instituições bancárias cadastradas no mutirão.

Segundo o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, o número grande de pessoas atendidas demonstra a preocupação da comunidade em negociar suas dívidas junto aos bancos. "Percebemos que a demanda mais comum está relacionada a dívidas de cartões de crédito. Houve uma presença muito grande de idosos e de pessoas desempregadas. Apesar da grande procura, os atendimentos foram rápidos, tranquilos, e percebemos que a comunidade ficou satisfeita quanto a isso", contou.


De acordo com Richa, a partir de agora os bancos terão o prazo de 10 dias úteis para encaminhar uma resposta tanto para o Procon quanto para os consumidores, sobre a aceitação ou não das propostas. "É esperado que os bancos realmente baixem as taxas e façam boas propostas aos consumidores. Contudo, não descartamos a possibilidade de realizarmos outros mutirões como este, no início do próximo ano, bem como com as universidades e lojas, já que muitas pessoas têm dívidas com estes estabelecimentos", adiantou.


Sobre a ação – O "Mutirão de Renegociação de Dívidas" foi realizado em formato mais amplo pela primeira vez em 2018. Participaram os bancos do Brasil, Bradesco, BGN, BMG, BV Financeira, Carrefour, Citibank, CAIXA, Daycoval, HSBC, Itaú, Mercantil, Pan, Safra e Santander. Por meio da iniciativa, a redução do valor da dívida com as instituições financeiras pode chegar a 90%, conforme cada situação de inadimplência.

O Procon está situado na Rua Mato Grosso, 299, região central de Londrina. Os atendimentos à população são feitos de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, com retirada de senhas até as 13h. O telefone é o 151 ou (43) 3345-0396 e o e-mail é procon@londrina.pr.gov.br. O Facebook do órgão pode ser acessado no endereço eletrônico.


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