A produção de carros nas montadoras instaladas no Paraná apresentou crescimento de 173% no ano passado em relação a 1999. Com o aumento acima da média nacional, que ficou em 23,7%, a indústria automotiva paranaense passou a ter uma participação de 7,8% na produção brasileira, ficando como o terceiro maior Estado fabricante de automóveis do País, atrás de São Paulo e Minas Gerais e na frente do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Apenas a Chrysler e o setor de tratores e colheitadeiras tiveram redução no número de unidades vendidas.
Os números foram calculados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (Dieese) com base em dados fornecidos pelas próprias montadoras, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba. Pelo levantamento apresentado, a montadora Volkswagen/Audi foi a que teve maior impulso na produção. A fábrica de São José dos Pinhais multiplicou por quatro a fabricação do Audi A3 e do Golf, passando de 15,6 mil unidades, em 99, para 64,3 mil no ano passado.
Isso, no entanto, não foi motivo para ampliar a contratação de pessoal. A montadora iniciou este ano com anúncio de demissão de 350 metalúrgicos. Metade trabalhava em regime de contrato temporário. O Sindicato dos Metalúrgicos prevê novos desligamentos. ""Em abril acaba o prazo de mais 300 contratos temporários. Tememos novas demissões"", afirmou o primeiro secretário do sindicato Clementino Tomaz Vieira. O próprio sindicato, no entanto, admite que a Audi vinha operando com excedente de pessoal para a quantidade de carros fabricados.
Leia mais em reportagem de Carmem Murara, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira