Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Elevação da Selic

Mercado financeiro estima inflação de 9,17% para este ano

Folhapress
01 nov 2021 às 17:52

Compartilhar notícia

- Sergio Lima/Folhapress
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pela trigésima vez consecutiva, a estimativa da inflação oficial no país foi de alta, alcançando 9,17% para este ano e 4,55% para 2022. A projeção é do boletim Focus, do BC (Banco Central), divulgado nesta segunda-feira (1º). 


O documento reúne previsões de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos. As informações são da Agência Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nem a alta dos juros foi suficiente para segurar a estimativa do mercado financeiro para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e, pela primeira vez, o patamar é superior a 9%. Na semana passada, a previsão estava em 8,96%. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Bancos já reduzem limite de crédito para apostadores de bets

Imagem de destaque
Imposto de renda

Receita Federal abre consulta ao lote residual de dezembro na segunda-feira

Imagem de destaque
Previsão de aumento

Veja os índices de reajuste esperados para os planos de saúde em 2025

Imagem de destaque
Pacote de gastos

Senado aprova projeto que limita ganho do salário mínimo e muda regras do BPC


O IPCA não deveria ser maior que 5,25% em 2021, segundo a meta de inflação fixada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). O centro da meta é de 3,75%, mas a margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo permite que o índice varie de 2,25% a 5,25%.

Publicidade


No caso da taxa básica de juros, a Selic, principal ferramenta de controle da inflação, a projeção dos economistas é que chegue a 9,25% ao ano em 2021. Para 2022, pela primeira vez, a expectativa é de que a taxa, que atualmente está em 7,75% ao ano, fique acima de dois dígitos e alcance a marca de 10,25%.


Os analistas reduziram a expectativa sobre o PIB (Produto Interno Bruto), que em 2021 deverá ser de 4,94% ao ano. A previsão é menor do que na semana passada, de 4,97%, e menor que há um mês, quando o crescimento previsto era de 5,04%. Para 2022, a projeção para o PIB também diminuiu. 


Os especialistas que participam da pesquisa semanal do Banco Central indicaram um crescimento do PIB de 1,20%. Para 2023, a previsão se manteve estável, com crescimento de 2,00%.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo