Economia

Maio começa com inflação zero e deflação no atacado

12 mai 2003 às 18:05

A inflação começa a dar os primeiros sinais significativos de queda devido ao efeito do recuo do dólar nos últimos meses.

A primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) de maio registrou inflação de apenas 0,01%. Na primeira prévia de abril, a taxa foi de 0,69%.


A surpresa foi a deflação nos preços do atacado, que são mais influenciados pela cotação da moeda norte-americana, devido à presença de commodities e derivados em sua formação. O IPA (Índice de Preços no Atacado) registrou queda de 0,30%, contra uma inflação de 0,60% na primeira prévia de abril.


No ano, o IGP-M tem alta de 7,26%. Apesar da desaceleração, nos últimos 12 meses a inflação ainda acumula 31,88%.


Apesar da queda no atacado, os preços ao consumidor continuaram subindo. Os varejistas ainda estão repassando custos e margens de lucro perdidas para o consumidor.


Os preços no varejo, medidos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), subiram 0,61% ante variação de 0,93% na primeira prévia de abril. De qualquer forma, o dado é relativamente positivo, pois confirma a tendência de desaceleração de preços para o consumidor, que baliza as metas de inflação e a taxa de juros do governo.

O INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) apresentou alta de 0,59%. Na primeira prévia do mês passado, havia registrado 0,69%.
A primeira prévia de maio foi calculada com base em preços coletados entre os dias 21 e 30 de abril.


Continue lendo