Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Menos acesso ao crédito

Londrina termina 2023 com alta no número de consumidores negativados

Reportagem Local
15 jan 2024 às 09:50

Compartilhar notícia

- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo dados do Sistema de Proteção ao Crédito da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), o número de consumidores que conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas no mês de dezembro de 2023 foi menor do que no mesmo mês em 2022, enquanto a quantidade de novos inadimplentes foi maior.


Como consequência do resultado do último ano, a base de clientes com acesso a crédito também diminuiu. Os dados de dezembro mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos junto ao comércio de Londrina foi 14,5% maior na comparação com o mesmo período anterior, já a porcentagem dos consumidores que estavam negativados e conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas apresentou redução de 36%. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Quando os números são analisados considerando os 12 meses do ano, a quantidade de consumidores que tiveram seu nome incluído no sistema de proteção ao crédito foi 5,7% maior que em 2022, no entanto a quantidade de consumidores negativados que conseguiram limpar o nome foi maior em 1% na mesma comparação”, aponta Marcos Rambalducci, consultor econômico da Acil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Exploração privada

Prefeitura publica edital para concessão da Rodoviária de Londrina por 30 anos

Imagem de destaque
Feriados

Comércio de Londrina abre nesta sexta e vai fechar no dia 20 de novembro

Imagem de destaque
Mais de R$ 26 Milhões em vendas

Empresas arrematam 39 dos 52 lotes da Cidade Industrial em Londrina

Imagem de destaque
Levantamento

Estudo aponta que salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 em 2025 com alta da inflação


Para o especialista, os números demonstram que a alta na quantidade de londrinenses inadimplentes entre o final de 2022 e 2023 é o reflexo da situação ainda bastante deteriorada do contexto financeiro das famílias. 

Publicidade


“Somente uma vigorosa reação no crescimento econômico será capaz de reverter este panorama para 2024”, complementa.


INDICADORES


O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Londrina fecha 2023 com alta no número de consumidores negativados
O número de inadimplentes em Londrina cresceu em dezembro de 2023, revelando uma situação financeira desafiadora para os consumidores locais. A diminuição na base de clientes com acesso a crédito reflete a dificuldade na quitação de dívidas, evidenciando uma situação financeira ainda fragilizada. O contexto nacional mostra uma leve queda no endividamento anual, mas com aumento significativo na inadimplência, especialmente em regiões específicas. O consultor econômico da ACIL destaca a necessidade de uma vigorosa reação no crescimento econômico para reverter o cenário em 2024
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo