Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
BR-369

Justiça determina que Viapar pague multa por não concluir Contorno de Arapongas

Grupo Folha de Londrina
27 ago 2024 às 19:31

Compartilhar notícia

- Ari Dias/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma decisão da 1ª Vara Federal de Curitiba publicada neste sábado (24) determina que a concessionária Viapar pague uma multa indenizatória ao Estado do Paraná pelo não cumprimento do acordo judicial que prevê a execução da obra de construção do Contorno de Arapongas.


A obra estava prevista para ser executada na BR-369 pela concessionária durante os antigos contratos de concessão, o que acabou não acontecendo, e sua construção foi reafirmada em um acordo celebrado na Justiça Federal em 2021, mesmo após o fim do contrato da empresa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além do Contorno de Arapongas, o acordo previa ainda a execução das obras do Contorno de Peabiru e de Jandaia do Sul, no Noroeste do Estado. As duas foram executadas e entregues pela concessionária dentro do mesmo acordo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Benefícios aos dois estados

Governo do Paraná vai investir em obras em SC para devolver royalties de petróleo

Imagem de destaque
220 mil contribuintes

Receita abre consulta a lote da malha fina de novembro do Imposto de Renda

Imagem de destaque
45,2% de crescimento

Mulheres são as mais beneficiadas pelo aquecimento do emprego formal no país

Imagem de destaque
Quase um milhão de credores

Consumidores da 123milhas têm uma semana para recuperar valores; saiba como


A decisão judicial afirma que, como a Viapar descumpriu parcialmente o que tinha sido firmado com o Estado do Paraná, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e Ministério Público Federal (MPF), uma multa compensatória deverá ser paga pela empresa.


Uma das cláusulas do acordo de 2021 estipulava que a multa compensatória total pelo não cumprimento das obras poderia ser de até R$ 347 milhões, corrigidos pelo Índice Nacional do Custo da Construção (INCC). O valor final da multa, no entanto, ainda será calculado pelo MPF, considerando o que foi entregue pela empresa e o parcial inadimplemento do acordo.


O Contorno de Arapongas foi planejado para tirar o tráfego de caminhões e veículos pesados da área urbana do município, desviando o fluxo pela BR-369. Em Jandaia do Sul e em Peabiru as obras ajudaram a melhorar o fluxo rodoviário no entorno das cidades, dando mais segurança a motoristas e moradores. (Com Agência Estadual de Notícias)

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo