Vida Além do Trabalho
A 2ª Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná condenou ontem, por unanimidade, o Banco HSBC a pagar uma indenização de 150 salários mínimos (R$ 27 mil) ao aposentado curitibano Manoel Alves da Nóbrega. O banco foi responsabilizado por um defeito ocorrido num caixa eletrônico que teria dado um prejuízo de R$ 6 mil ao cliente. Nóbrega teve seu cartão de crédito "engolido" pelo caixa de um banco 24 horas.
Segundo a vítima, ele seguiu o procedimento indicado pelo banco para tentar reaver seu cartão. O cliente teria usado o telefone do próprio caixa para fazer a reclamação. Mas o aparelho estava quebrado, diz Nóbrega na ação. Ele emprestou, então, um aparelho de telefone celular de uma pessoa que também estava no local e pediu o cancelamento do cartão.
Uma semana depois, descobriu que havia sido feito um saque de R$ 6 mil de sua conta e que o cartão ainda estava válido. O HSBC não teria concordado em devolver o dinheiro, o que fez com que o aposentado entrasse com ação judicial.
O juiz da 11ª Vara Cível determinou o pagamento de uma indenização de 350 salários mínimos, pouco mais de dez vezes o valor do prejuízo. Mas no Tribunal de Justiça houve consenso de reduzir a multa para 150 salários.
Por meio de sua assessoria de imprensa o HSBC afirmou ontem que irá recorrer da decisão judicial, pois este é o procedimento padrão do banco. "Quando há problema com o cliente e ele vai à Justiça sem antes reclamar ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), o banco recorre para poder examinar todas as etapas do processo", informou a assessoria. O HSBC disse que ainda desconhecia detalhes desta ação. A Folha não conseguiu falar com o aposentado. Ele havia ido até o Tribunal de Justiça para acompanhar a votação e não foi localizado em casa.
Segundo a vítima, ele seguiu o procedimento indicado pelo banco para tentar reaver seu cartão. O cliente teria usado o telefone do próprio caixa para fazer a reclamação. Mas o aparelho estava quebrado, diz Nóbrega na ação. Ele emprestou, então, um aparelho de telefone celular de uma pessoa que também estava no local e pediu o cancelamento do cartão.
Uma semana depois, descobriu que havia sido feito um saque de R$ 6 mil de sua conta e que o cartão ainda estava válido. O HSBC não teria concordado em devolver o dinheiro, o que fez com que o aposentado entrasse com ação judicial.
O juiz da 11ª Vara Cível determinou o pagamento de uma indenização de 350 salários mínimos, pouco mais de dez vezes o valor do prejuízo. Mas no Tribunal de Justiça houve consenso de reduzir a multa para 150 salários.
Por meio de sua assessoria de imprensa o HSBC afirmou ontem que irá recorrer da decisão judicial, pois este é o procedimento padrão do banco. "Quando há problema com o cliente e ele vai à Justiça sem antes reclamar ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), o banco recorre para poder examinar todas as etapas do processo", informou a assessoria. O HSBC disse que ainda desconhecia detalhes desta ação. A Folha não conseguiu falar com o aposentado. Ele havia ido até o Tribunal de Justiça para acompanhar a votação e não foi localizado em casa.