O grupo Sonae de Distribuição no Varejo prevê investir esse ano R$ 400 milhões na implantação de novas lojas de supermercados e modernização das lojas já existentes. No Paraná, o grupo vai investir R$ 35,3 milhões, sendo R$ 8 milhões num hipermercado com a bandeira BIG que será inaugurado em Londrina no final de abril. O restante será aplicado em obras de infra-estrutura e modernização das lojas do grupo no interior.
Os investimentos foram anunciados ontem em Curitiba pelo presidente da Sonae Distribuição Brasil S/A, José Manuel Baeta Tomás. Ele apresentou um balanço e os planos de expansão da empresa. Aproveitou ainda para lançar com exclusividade a campanha de mídia dos hipermercados BIG, que tem como âncora o humorista e apresentador Jô Soares. A campanha que irá ao ar a partir desta sexta-feira está avaliada em R$ 3 milhões nos primeiros 30 dias, mas deverá ser veiculada por seis meses.
O grupo Sonae controla os supermercados das marcas BIG e Mercadorama no Paraná, a marca Cândia em São Paulo, a marca Nacional, no Rio Grande do Sul e apenas BIG em Santa Catarina. Já a marca BIG está presente em hipermercados já instalados nos quatro estados do Sul, consolidando-se como marca nacional. Atualmente o grupo passou a controlar 172 lojas no país, que faturaram no ano passado R$ 3,4 bilhões. Desse total R$ 960 milhões corresponde ao faturamento dos supermercados do grupo no Paraná.
Tomás admitiu a ocorrência de problemas com consumidores e fornecedores, liderados pelos produtores de hortifrutigranjeiros em 1999. A dificuldade de relacionamento na época extrapolou para os fornecedores do setor industrial. Para o empresário essas dificuldades foram provocadas por um crescimento muito rápido da rede de supermercados, com as várias aquisições feitas na época, que fez com que o grupo perdesse o controle da situação, admitiu.
Leia mais em reportagem de Vânia Casado, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta sexta-feira