A gasolina vai ficar 1,5% mais cara para o consumidor a partir desta sexta-feira nos postos da Petrobras Distribuidora em todo o país. Este é o terceiro aumento nas bombas este ano. O reajuste corresponde a um repasse do aumento do preço do álcool, decidido pelos usineiros. O álcool também subirá na bomba - cerca de 6%.
O custo da gasolina vai subir porque o álcool compõe 25% da mistura vendida nos postos. A Petrobras Distribuidora, subsidiária de distribuição de combustíveis da Petrobras, tem ditado os preços no Brasil porque detém um terço do mercado.
No dia 15 de junho, a Petrobras reajustou o preço da gasolina em 10,8% em suas refinarias e estimou uma alta de cerca de 4,5% nas bombas. Naquela ocasião, o motivo do aumento foi a disparada da cotação do petróleo no mercado internacional.
A Petrobras Distribuidora já havia realizado, em 26 de maio deste ano, um reajuste de 1,5% na gasolina, também devido ao aumento do preço do álcool. Na ocasião, o álcool vendido nas bombas havia sido reajustado em 12%.
Os produtores de álcool alegam que a alta do produto, em torno de 12%, foi motivada por problemas climáticos. Segundo eles, chuvas recentes prejudicaram a lavoura da cana-de-açúcar, diminuindo sua oferta no país.
Informações da Folha de São Paulo