"Acho que e um ganho para o Mercosul a entrada da Venezuela", disse nesta sexta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao sair da 29ª Reunião de Cúpula do Mercosul.
O encontro marcou a entrada da Venezuela no grupo. "É um país que tem perspectivas enormes de parceria na questão energética", disse, ao falar com a imprensa.
Lula afirmou ainda que será um ganho a entrada de outros países que colaborem para solucionar "o problema das diferenças econômicas entre os países" da América do Sul.
"Eu digo todo santo dia que o século 19 foi o século da Europa, o século 20 foi do Estados Unidos e cabe a nos da América do Sul fazer com que o século 21 seja da América do Sul. Temos potencial para isso", afirmou.
O presidente destacou ainda o acordo assinado hoje entre Brasil, Venezuela e Argentina que prevê o início de estudos de viabilidade para a implantação de um gasoduto, a partir da Venezuela, unindo os três países.
"É uma obra extraordinária e precisamos trabalhar porque isso daria independência e garantia energética por muitos anos para vários países da América do Sul", afirmou.
Agência Brasil