O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) inicia na próxima semana uma operação concentrada no litoral do estado. Os fiscais do órgão devem realizar um verdadeiro "arrastão" de Guaraqueçaba até as praias de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Entre os principais alvos do Ipem está a comercialização de peixes e produtos à base de frutos do mar.
Ivo Ribeiro, gerente de verificação metrológica do Instituto, explicou que trata-se de um trabalho comum nesta época do ano. Ribeiro disse que eles estão iniciando a Operação Verão 2001, intensificando a fiscalização durante a temporada de verão, quando a população do litoral é três vezes maior do que a normal.
Ao todo, quatro equipes do Ipem estarão visitando pontos de vendas como peixarias, supermercados e mercados utilizados pelas colônias de pescadores. Além de verificar a embalagem, os fiscais vão passar um pente fino nas balanças utilizadas pelos estabelecimentos. "As blitze são apenas de rotina, para assegurar a regularidade do comércio no litoral", destacou Ribeiro.
Caso seja identificada alguma irregularidade, o equipamento ou produto fora dos padrões legais é lacrado ou apreendido e o proprietário multado pelo Ipem. As multas variam de acordo com a infração, levando em conta a reincidência e o grau de irregularidade.
No caso do comércio específico de peixes, Ribeiro lembrou que as colônias e sindicatos de pescadores sempre colaboraram, orientando seus associados a manterem as embalagens, produtos e equipamentos dentro das normas estabelecidas por lei.
Combustíveis
Aproveitando a presença dos fiscais no litoral, a Operação Verão do Ipem também estende a fiscalização aos postos de combustíveis. A idéia é verificar as condições das bombas de abastecimento em todos os postos do litoral.