O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, ainda não afinou o discurso com o secretário da Fazenda quando o assunto é horário de comércio. Na última quarta-feira, fiscais da secretaria emitiram auto de infração para as lojas Riachuelo, Americanas e Pernambucanas por estarem abertas após às 18 horas. No mesmo dia, o prefeito informava à imprensa que o trabalho dos fiscais, por enquanto, seria apenas de orientar os lojistas a cumprirem o Código de Posturas do Município.
""O problema ocorreu porque eu estava viajando e o prefeito não me disse que era para continuar só fazendo orientações. Como já tínhamos feito isso, os fiscais entenderam que deveriam emitir o auto de infração, e acho que eles agiram corretamente"", comentou o secretário da Fazenda Paulo Bernardo.
De acordo com sentença do TJ, o comércio varejista deve cumprir a legislação municipal, que determina a abertura das lojas das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira e das 8 às 13 horas aos sábados. Os supermercados têm autorização para funcionar das 8 às 20 horas de segunda a sábado.
No final da tarde de hoje (22/02), após se reunir com o gerente das Casas Pernambucanas, Aparecido Moreira, o prefeito determinou a suspensão das multas e pediu que sua assessoria marcasse reunião com os gerentes da Riachuelo e Americanas. A intenção é encontrar uma solução para o impasse gerado pelo horário do comércio em Londrina, que vinha abrindo até 19 horas durante a semana e até 18 horas aos sábados, devido a uma decisão judicial local. As três lojas tinham alvarás especiais para funcionar em horário alternarivo.
* Leia mais em reportagem de Benê Bianchi na edição da Folha de Londrina/Folha do Paraná desta sexta-feira