PEQUIM, 22 de junho de 2017 /PRNewswire/ -- A gigante de e-commerce JD.com (Nasdaq: JD), maior varejista da China, e a Farfetch, principal plataforma global de e-commerce para o setor da moda, anunciaram hoje uma parceria estratégica que irá criar uma plataforma de primeira linha para e-commerce de produtos de luxo na China, abrindo uma via de acesso para um mercado de $ 80 bilhões.
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A parceria estratégica entre a JD.com e a Farfetch alavanca os recursos incomparáveis da JD de logística, financiamento pela Internet e tecnologia, bem como recursos de mídia social, incluindo sua parceria com o WeChat, com a liderança da Farfetch no mercado global do luxo, para criar uma experiência de marca perfeita, sem atritos. A Farfetch mantém operações bem-estabelecidas na China e já é a parceira de preferência de 200 marcas de luxo e de mais de 500 varejistas de múltiplas marcas. A JD irá ajudar a promover o conhecimento da marcas, o tráfego e as vendas para a Farfetch no mercado.
Como parte dessa parceria, a JD.com se tornará uma das maiores acionistas da Farfetch, investindo $ 397 milhões na empresa e o fundador e CEO da JD.com, Richard Liu, irá ingressar no conselho da Farfetch. A JD e a Farfetch farão parceria em comercialização, logística e soluções tecnológicas, para promover a marca na China, enquanto a Farfetch continuará sendo a marca voltada para o consumidor.
A força combinada da parceria Farfetch-JD irá beneficiar todas as 700 marcas e butiques que fazem parte da comunidade da Farfetch, possibilitando a elas aproveitar os vastos recursos dessa nova via de acesso ao mercado de luxo da China.
Ao utilizar o JD Luxury Express, o serviço de primeira classe lançado recentemente pela JD, a Farfetch poderá oferecer aos consumidores um nível excelente de serviço, adequado às marcas de classe mundial comercializadas no site. Para os consumidores chineses, a combinação do know-how de produtos de luxo da Farfetch com a espetacular velocidade de entrega no mesmo dia da JD e seu serviço altamente profissional, irá estabelecer uma proposição de luxo incomparável.
As marcas parceiras da Farfetch com presença varejista localmente também terão acesso a recursos omnicanais (omni-channel) de classe mundial, incluindo "click & collect" (clique e busque) e retornos na loja, conectando as lojas varejistas físicas da marca na China com os consumidores.
Os esforços conjuntos das duas empresas também irão incluir a utilização do BlackDragon, uma plataforma de tecnologia de marketing digital que capacita entidades nas áreas de varejo, e-commerce, tecnologia, finanças, viagens, educação e automobilística. O BlackDragon irá habilitar a Farfetch a ativar os vastos recursos do enorme tesouro de big data da JD e ajudá-la a comercializar e construir fluxos de marketing automatizados para impulsionar o reconhecimento do nome e a posição de mercado da Farfetch na China.
Além disso, através da parceria, os usuários da Farfetch na China também irão ganhar acesso a uma variedade de serviços da JD Finance. Isso irá incluir a JD Pay, que será uma parceira de preferência para pagamentos, e o Baitiao, o popular canal de microcrédito aos consumidores.
O anúncio ocorre em um momento que a JD está colocando um foco maior em produtos topo de linha de luxo e da mota, para atender a enorme demanda de seus clientes em ascensão social. Nos últimos dois anos, a JD tem promovido desfiles de moda em Nova York, Milão, Londres, Pequim e Xangai. Desde o início do ano, a empresa contratou Winston Cheng para o cargo de presidente da Área Internacional, com a missão de liderar o desenvolvimento de negócios internacionais com parceiros globais e supervisionar os investimentos, separou a JD Fashion em uma nova unidade de negócios, dentro dos negócios de e-commerce, e nomeou Xia Ding presidente, dando maior prioridade ao mercado vertical. Em 2017, a JD Fashion fez uma incursão mais vigorosa nas áreas do luxo e da moda, lançando diversas marcas internacionais proeminentes no site, incluindo Armani, Swarovski e Zenith.
"Como parte dessa forte incursão no mercado do luxo, não poderíamos ter encontrado uma parceira online mais forte do que a Farfetch", disse o chairman e CEO da JD.com, Richard Liu. "Sempre acreditamos que a tendência de longo prazo do e-commerce na China aponta em direção à qualidade, em vez do preço, e essa parceria com a Farfetch expande ainda mais nossa liderança no futuro dos consumidores em ascensão social na China. Estamos ansiosos para aprofundar nossos relacionamentos com a Farfetch e com as marcas de luxo nos meses e anos a nossa frente".
"Nos sentimos profundamente honrados e estimulados ao anunciar essa parceria com Richard Liu e a JD.com", disse o fundador, cochairman e CEO da Farfetch, José Neves. "A China é o segundo maior mercado de produtos de luxo do mundo e estamos muito satisfeitos por ter uma parceira tão respeitada, conhecida por sua rigorosa proteção ao IP, com a qual iremos lidar com os consumidores chineses de produtos de luxo. Essa parceria se opõe às dificuldades do mercado, ao combinar a marca e a administração da Farfetch com a escala e influência da mais notável gigante do e-commerce na China. Essa parceria estratégica irá fornecer às marcas um acesso imediato e perfeito aos consumidores de produtos de luxo e acesso aos compradores chineses de produtos de luxo às maiores seleções de produtos de luxo no estilo de vida omnicanal que eles já adotaram".
Com relação ao ingresso do sr. Liu no conselho da Farfetch, o sr. Neves declarou: "É com humildade e honra que recebemos um dos empreendedores mais lendários da Internet, Richard Liu, que ingressa em nosso conselho, junto com a dama Natalie Massenet e Jonathan Newhouse, chairman e CEO da Condé Nast International. Nos sentimos honrados por poder receber os conselhos e orientações do principal guru de e-commerce da China, que fará parte de nossa equipe altamente experiente e se sentará na mesma mesa com o pioneiro mundial de vendas de produtos de luxo online e um dos mais proeminentes editores do mundo".
Nota aos editores
A referência ao mercado de $ 80 bilhões se refere às compras domésticas e às compras de viajantes, usando estatísticas colhidas em um relatório da Bain & Company intitulado "Estudo do Mercado Mundial de Produtos de Luxo, Outono-Inverno de 2016" ("Luxury Goods Worldwide Market Study, Fall-Winter 2016").
Sobre a JD.com, Inc.
A JD.com é a maior empresa de e-commerce da China e também a maior varejista chinesa, por receita. A empresa se esforça para oferecer aos consumidores a melhor experiência de compra online. Através de seu website amigável ao usuário, aplicativos móveis nativos e pontos de entrada do WeChat e Mobile QQ, a JD oferece aos consumidores uma experiência de compra superior. A empresa tem a maior infraestrutura de atendimento de pedidos entre todas as empresas de e-commerce na China. Até 31 de março de 2017, a JD.com operava sete centros de atendimento de pedidos e 263 armazéns, cobrindo 2.672 condados e distritos na China, com pessoal próprio. A JD.com é membro da NASDAQ100 e uma empresa listada na Fortune Global 500.
Sobre o Farfetch Group
A Farfetch é a plataforma global do luxo. O site Farfetch.com faz parceria com mais de 700 das melhores butiques e marcas do mundo, localizadas em cidades como Tóquio, Toronto, Milão e Miami. Esse modelo de negócios único garante uma variedade incomparável de produtos da moda de luxo, desde marcas estabelecidas aos figurinos novos mais interessantes e estilos inigualáveis
O Farfetch Group engloba o Farfetch.com, o mercado de e-commerce de produtos de luxo, a Farfetch Black & White, uma solução de e-commerce de rótulo branco, e a Store of The Future (a loja do futuro), uma suíte de soluções para o varejo com o objetivo de melhorar a jornada do consumidor, ao conectar os mundos online e offline. A marca também adicionou a seu portfólio, em 2015, a renomada butique Browns, de Londres, firma que serve de incubadora para novas ideias de tecnologia para o varejo.
O website e aplicativos da Farfetch servem os consumidores em 10 idiomas globalmente, com escritórios em 11 cidades. A Farfetch Express entrega produtos de mais de 700 parceiras, de 40 países, em 190 países, com entregas feitas no mesmo dia em 10 cidades.
Em abril de 2017, a Farfetch lançou o programa "Store to Door" (da loja para sua porta) em 90 minutos, em uma parceira exclusiva com a Gucci, disponível em 10 cidades, em quatro continentes.
Em junho de 2017, a empresa anunciou uma parceria global de conteúdo e comércio com a Condé Nast, a proeminente provedora de conteúdo, para criar uma experiência editorial de compra perfeita, da inspiração à gratificação da compra.
A Farfetch é apoiada pelos mais renomados investidores em tecnologia e em produtos de luxo do mundo, como as firmas IDG Capital Partners, Temasek, Eurazeo, DST Global, Index Ventures, Vitruvian Partners e Condé Nast International.
http://www.farfetch.com @Farfetch
FONTE Farfetch Group; JD.com, Inc.