Empresas e Negócios

Consulta Pública para inclusão de tratamento para câncer de mama avançado no SUS termina amanhã

01 mai 2017 às 08:04

SÃO PAULO, 1 de maio de 2017 /PRNewswire/ -- Eny Rodrigues da Silva tem câncer de mama metastático e só consegue medicação sem custos porque faz parte de uma pesquisa sobre os benefícios do tratamento, oferecido atualmente apenas na rede particular. "Ganhei minha vida de volta", conta Eny, que há 9 anos recebeu o diagnóstico.

"Se não fossem esses medicamentos, não teria visto a formatura do meu filho nem o nascimento do meu sobrinho-neto". Agora, junto com o IAVB, ela luta para que todas as pacientes tenham acesso ao mesmo tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Estudos publicados no Journal of Clinical Oncology e no Journal of Global Oncology revelam que a incorporação ao SUS da combinação dos medicamentos salvaria 768 vidas de mulheres com câncer de mama metastático HER2-positivo no Brasil. Do total de 2 mil pacientes diagnosticadas com este subtipo da doença em 2016, apenas 808 estarão vivas, após dois anos, se forem tratadas somente com quimioterapia. Caso recebam a combinação, o número de sobreviventes subirá para 1.576.

Para o mastologista Roberto Hegg, "a combinação mostrou eficiência tanto no tratamento da metástase quanto na prevenção do alastramento do câncer". O especialista é chefe do departamento de Pesquisa no Hospital Pérola Byington e investigador do CLEOPATRA, (Clinical Evaluation Of Pertuzumab and Trastuzumab), estudo realizado em 25 países que utilizaram a combinação dos medicamentos (Pertuzumabe e Trastuzumabe, associados ao quimioterápico Docetaxel),

O Governo Federal lançou uma Consulta Pública que vai até amanhã (02 de maio) para que a sociedade opine sobre o assunto. Para participar, basta entrar em http://conitec.gov.br/consultas-publicas, Consulta Pública n° 13, e dar a contribuição em Experiência ou Opinião, a favor da inclusão do tratamento no SUS.

O Instituto Arte de Viver Bem - IAVB, que orienta mulheres contra o câncer de mama, iniciou uma campanha para chamar a atenção da sociedade. "É de fundamental importância que pacientes, familiares e profissionais de saúde participem da consulta pública", explica Valéria Baraccat Gyy, fundadora do IAVB. "Já houve casos de a CONITEC rever a sua posição", incentiva Valéria.

De acordo com o INCA, a cada ano surgem 11  mil novos casos de câncer de mama metastático no Brasil.

INSTITUTO ARTE DE VIVER BEM - IAVB
Heliana Nogueira
32595254/999781292

Foto - http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2017-04-28/original/3575.jpg 

FONTE Instituto Arte de Viver Bem

Continue lendo