Empresas e Negócios

Baxter: Inovação tecnológica chega ao Brasil para intensificar o monitoramento de diálise domiciliar

21 jun 2017 às 14:04

SÃO PAULO, 21 de junho de 2017 /PRNewswire/ -- O recém-publicado Censo Brasileiro de Nefrologia 2016 aponta que atualmente mais de 120 mil pacientes estão em diálise no Brasil. O número de clínicas não tem aumentado conforme a demanda e, hoje, há clínicas superlotadas na maioria dos grandes centros. Nesse contexto, a diálise peritoneal - realizada em casa - se destaca como uma alternativa para os pacientes.

No intuito de auxiliar profissionais de saúde, a Baxter ? companhia com 60 anos de tradição em saúde renal ? lança no Brasil o HomeChoice Claria, um aparelho equipado com o sistema Sharesource, que permite o acompanhamento médico da diálise peritoneal domiciliar (DP), à distância. "Nossa intenção é aumentar ainda mais a confiança de médicos e pacientes na diálise peritoneal, proporcionando mais conforto ao garantir que as pessoas sejam tratadas sem sair de casa.", afirma Dr. Ricardo Cunegundes, líder da área Médica da Baxter no Brasil.

O sistema de gestão remota de pacientes com a plataforma Sharesource da Baxter consiste em uma plataforma de tecnologia bidirecional em nuvem que permite aos profissionais de saúde visualizar com segurança dados de tratamento relativos à diálise recém-concluídos, que são coletados automaticamente após cada sessão de DP. Esses profissionais podem agir sobre essas informações ajustando, de maneira segura e remota, as configurações dos dispositivos domésticos dos pacientes sem que estes precisem se deslocar até a clínica.

O sistema Sharesource também fornece à equipe de saúde do paciente uma melhor visibilidade dos seus tratamentos perdidos. Os profissionais de saúde podem, ainda, monitorar de maneira proativa o paciente, de modo a abordar quaisquer problemas potenciais.

"A expectativa é que o HomeChoice Claria proporcione mais segurança e eficácia à diálise peritoneal, ampliando a adesão pelos pacientes e maior indicação pelos nefrologistas. A Sociedade Latinoamericana de Nefrologia e Hipertensão espera que até 20% dos pacientes em diálise na América Latina utilizem a diálise peritoneal. O Ministério da Saúde brasileiro preconiza ampliação da diálise peritoneal como método de tratamento. Entretanto, no Brasil, o número de pacientes que vem fazendo uso desse método tem caído e hoje apenas 7% dos pacientes o utilizam", afirma Dra. Carmem Tzanno, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia

Este novo sistema ajudou profissionais de saúde a gerenciar mais de 150 mil tratamentos de diálise peritoneal realizados nas residências dos pacientes, segundo levantamentos apresentados no último Congresso Americano de Nefrologia. O marco do tratamento representa a aplicação em grande escala da primeira plataforma de saúde remota exclusivamente bidirecional para auxiliar no tratamento de diálise domiciliar.

Informações para imprensa:
Tino Comunicação
Willian Lopes / Adriana Toledo
Tel: (11) 3524.0900

FONTE Baxter

Continue lendo